Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Famílias do bairro Santa Fé começam a se mudar para o Residencial Rota Nova, em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Cerca de 200 famílias, que moram em áreas de vulnerabilidade, às margens da Rota do Sol (RSC-453) foram contempladas

Foto: Petter Campagna Kunrath

As mudanças das famílias do bairro Santa Fé para o Residencial Rota Nova, no Loteamento Mattioda, começaram nesta segunda-feira, 04. Assim como no Cidade Industrial, as mudanças são organizadas pela Prefeitura de Caxias do Sul, que está disponibilizando caminhões para carregar os pertences dos moradores que se cadastraram previamente e solicitaram a ajuda.

No Santa Fé, foram contempladas para o Rota Nova cerca de 200 famílias, que moram em áreas de vulnerabilidade, às margens da Rota do Sol (RSC-453), e que pertencem ao governo do Estado.

A estrutura que a Prefeitura oferece para organizar a saída dos moradores é a mesma utilizada no bairro Cidade Industrial. São 22 caminhões e cerca de 140 servidores envolvidos de diversas secretarias municipais: Habitação (SMH), Obras e Serviços Públicos (Smosp), Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), através da Guarda Municipal (GM), e Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com a Fiscalização. A Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) auxilia nos trabalhos junto à Polícia Rodoviária Estadual.

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) também acompanha as mudanças para evitar o abandono dos animais. Nos últimos dois meses, equipes trabalharam uma conscientização sobre o abandono e aplicaram microchips em 205 animais que vivem sob a tutela dos contemplados no projeto. Em caso de abandono, os tutores são acionados e podem responder criminalmente.

Serão realizadas, em média, 30 mudanças por dia do bairro Santa Fé para o Rota Nova. A previsão é concluir o trabalho em duas semanas. As casas também serão desmanchadas à medida que as famílias saírem, mas sem uso de maquinário, um dos motivos que torna o processo mais demorado. Os resíduos sólidos serão recolhidos e levados para um terreno no bairro Cidade Industrial. Assim que estiverem liberados, os terrenos serão devolvidos para o governo do Estado.

Mudanças no bairro Cidade Industrial são concluídas sexta-feira

A primeira etapa de mudanças para o Residencial Rota Nova foi concluída na última sexta-feira (01/09). 189 famílias que moravam em área irregular, às margens da Rota do Sol (RSC-453), no bairro Cidade Industrial, foram removidas. O trabalho começou na segunda-feira (28/08). A remoção é um pedido do governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas e de Rodagem (DAER-RS).

A primeira etapa superou as expectativas das equipes envolvidas, mantendo uma média de 40 mudanças por dia. Do total de famílias, 174 foram contempladas para o Rota Nova de acordo com os critérios da Caixa, publicados em edital.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais