Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hemocs registra quase 6 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2022

por Pablo Ribeiro

Serviço renova o chamamento para que a população ajude a manter os estoques em dia

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) encerrou o primeiro semestre de 2022 com 5.987 doações de sangue. Somente no mês de junho foram 1.154 bolsas de sangue coletadas. Para operar com tranquilidade, o Hemocs precisa que cerca de 60 pessoas concretizem a doação por dia, enquanto a média tem sido de 38. O Hemocs renova o chamamento para que a população busque o serviço, ao mesmo tempo em que agradece a todos que passaram pelo Hemocs no semestre.

Além do número de pessoas que efetivamente fizeram a doação, 1.885 buscaram o Hemocentro no semestre, mas não puderam concretizar a coleta em função de impedimentos temporários. No caso dos impedimentos temporários, como uso de determinados medicamentos, tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de um ano, quadro gripal recente ou outros, o doador é cadastrado e recebe o contato posterior do setor de captação do Hemocs. Os impedimentos são definidos em portarias do Ministério da Saúde e buscam dar segurança para quem recebe a doação e para quem doa.

“Registramos nosso agradecimento a todos que fizeram a sua doação e também àqueles que procuraram o Hemocs mas não puderam concretizar a doação. Convidamos toda a comunidade para que procure o nosso serviço e se torne também um doador, para que possamos garantir os estoques sempre em dia”, ressalta o diretor-técnico do Hemocs, Roque Lorandi.

Cada doação pode ajudar até quatro pessoas. O Hemocs atende a 49 Municípios, totalizando cerca de 1,2 milhão de pessoas.

O Hemocs funciona das 8h15 às 16h45 de segunda a sexta e das 8h às 12h aos sábados. As doações podem ser agendadas pelo WhatsApp (54) 9 8418.8487 ou pelos telefones (54) 3290.4543 e 3290.4536. O serviço funciona na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

Impedimentos temporários:

Sintomas gripais, febre ou diarreia nos últimos 14 dias.

Pós-parto normal ou aborto: 90 dias.

Pós-cesariana: 180 dias.

Gravidez.

Uso de alguns medicamentos.

Tatuagem, acupuntura, piercing e maquiagem definitiva: 12 meses (se o piercing estiver localizado em área genital ou cavidade oral, é preciso aguardar 12 meses após a retirada).

Impedimentos definitivos:

Hepatite após os 11 anos de idade.

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas aos vírus HTLV I e II, doença de chagas e malária. 

Estoque de sangue nesta segunda-feira (04/07):

O+: 79 (Crítico)
O-: 09 (Crítico)
A+: 38 (Crítico)
A-: 04 (Crítico)
B+: 19 (Estável)
B-: 05 (Estável)
AB+: 05 (Estável)
AB-: 01 (Crítico)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais