Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Bombeiros Militares prometem agilizar processos de PPCI em Garibaldi

Central de Conteúdo Unidade Garibaldi

No encontro realizado na CIC também foi solicitada aos Bombeiros Militares a retomada do atendimento semanal aos empresários do município

Foto: Divulgação/CIC

O comandante do 5º Comando Regional de Bombeiros Militares de Caxias do Sul, Tenente Coronel Cleber Valinodo, garantiu que haverá maior agilidade nos processos para concessão do alvará do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) para as empresas de Garibaldi. Desde o início do ano a CIC tem encaminhado ações que atendem a demandas de seus associados que têm encontrado dificuldade para obtenção do documento.

Ele esteve na sede da entidade na tarde desta terça-feira, 04/04, juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militares de Bento Gonçalves, Major Sandro Gonçalves da Silva, para tratar sobre o atendimento no município. Na ocasião ouviram as reivindicações da presidente, Alexandra Nicolini Brufatto.

Também participaram da reunião o coordenador do Departamento de Infraestrutura da entidade, Jeferson Gasperin, o vice-coordenador do Departamento, Filipe Spader, e o Secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Paulo Salvi.

Além da agilização no andamento dos processos, também foi solicitada a retomada do atendimento semanal dos Bombeiros Militares aos empresários em Garibaldi, interrompida devido ao deslocamento de servidores da região para a Operação Golfinho durante o veraneio. 

"Queremos, através do diálogo, aproximar ainda mais o município com os Bombeiros Militares, afim de acharmos um meio para solucionar os problemas existentes. Não queremos facilidades, mas sim, agilidade", enfatizou Alexandra.

Segundo o Tenente Coronel Valinodo, o atraso na vistoria e liberação do PPCI deve-se ao fato de que a região foi a que mais cedeu servidores para a Operação Golfinho, além da participação dos bombeiros militares para a força tarefa realizada em Porto Alegre para agilização na vistoria e liberação de PPCI. 

"Temos outro problema na região, já que mais de 80% dos pedidos de PPCI são recusados por causa de erros. Além disso, somente em Garibaldi, há mais de 30 dias, 104 planos aguardam a retirada para correção e 32 estão aprovados, porém ainda não foram retirados", informou. Segundo ele, para o segundo semestre será reavaliada a possibilidade de ser retomado o atendimento semanal em Garibaldi.

Desde o ano passado, os proprietários de edificações residenciais, comerciais, industriais e de serviços - que atenderem aos critérios do Plano Simplificado - já podem encaminhar a solicitação do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio via internet, sem a necessidade de comparecer pessoalmente a uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com o comandante de Bento Gonçalves, se todos os dados apresentados estiverem corretos, o alvará pode ser liberado em até 48h. Ele acredita que cerca de 60% dos processos encaminhados podem ser beneficiados com o novo enquadramento, que não obriga a realização de vistoria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais