Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cidades da Serra Gaúcha encaminham criação de grupo de trabalho para resolver demandas na BR-116

por Daniel Lucas Rodrigues

Líderes de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Caxias do Sul se reuniram para discutir o tema

Encontro realizado nesta semana debateu a situação de trechos da BR-116, na Serra Gaúcha
Foto: Divulgação

Os municípios de Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Caxias do Sul se reuniram para discutir alternativas aos problemas nos trechos da BR-116, localizados na Serra Gaúcha. O encontro foi organizado de forma conjunta, pela Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Prefeituras e Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, nesta semana.

Entre os encaminhamentos está a criação de um grupo de trabalho que será coordenado pela ACINP, composto por empresários e lideranças políticas. O objetivo é garantir a execução das combinações realizadas no encontro, inclusive organizando agendas com órgãos competentes - como Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – demandando um estudo técnico para uma resolução final dos consecutivos problemas sofridos com a BR-116. A região tem cerca de 1 milhão de pessoas que utilizam a rodovia, que têm sido afetadas com os deslizamentos e interdições frequentes nos pontos mais críticos, entre os quilômetros 177 e 181.

O prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, reforçou que a prefeitura tem buscado alternativas desde junho de 2023, através de agendas com parlamentares gaúchos, apresentando o estudo sobre a rota alternativa do Arroio Paixão. 

O prefeito Nestor Tissot, de Gramado, ressaltou as dificuldades enfrentadas por toda a região, nas rodovias 116 e 115. Tissot sugeriu a retomada do diálogo com a bancada gaúcha e expressou sua disposição para participar de todas as agendas necessárias para encontrar soluções efetivas: "Vamos encaminhar novamente os projetos à bancada e buscar apoio. Estou à disposição para participar das agendas que forem necessárias para garantir o progresso da nossa região".

Também foi destacado no encontro que, recentemente, prefeitos da região assinaram um documento entregue ao DNIT em Brasília, que apresenta um projeto de alternativas de duplicação da BR116, tanto de Nova Petrópolis a Caxias do Sul quanto de Nova Petrópolis a Novo Hamburgo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais