Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Assinatura da ordem de início da nova adutora De Lazzer ocorre nesta segunda em Caxias

por Ivan Sgarabotto

Mais 20 mil pessoas das regiões Norte e Nordeste da cidade passarão a receber água pelo Sistema Marrecas

Foto: Andréia Copini

Dando continuidade às ações em prol de uma melhor oferta de água no município, a Prefeitura de Caxias do Sul e o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) assinam a ordem de início para implantação da nova adutora De Lazzer. A solenidade ocorre às 10h, no Salão Nobre do Centro Administrativo.

Além de expandir a abrangência da distribuição do Sistema Marrecas para as regiões Norte e Nordeste da cidade, o investimento também possibilita a futura expansão do abastecimento para localidades da região Leste. Serão implantados 4,7 km de rede, numa ação que beneficia 20 mil famílias. A ação integra a primeira etapa de implantação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II, em sua 3ª seleção.

O investimento, na ordem de R$ 3 milhões,  utilizado para adquirir materiais hidráulicos (tubos de ferro fundido e PVC, conexões, registros, ventosas, entre outros que já se encontram no depósito do SAMAE), bem como custear os serviços de implantação, que serão realizados pela empresa Conster Engenharia. A obra mostrou-se uma necessidade para atender a crescente demanda daquela região, fruto dos inúmeros empreendimentos públicos e privados recentemente construídos ou com implantação prevista para os próximos anos.

Estas redes de água tratada serão capazes de resolver os problemas de intermitência das localidades mais altas, onde o bombeamento se torna precário em razão da expansão urbana. A adutora também equilibrará o sistema existente, aprimorando o funcionamento e estabelecendo maior regularidade e eficiência já que o projeto aliviará a demanda operacional dos outros sistemas para atender às expansões e demandas reprimidas. Outro benefício será a economia de energia, uma vez que a distribuição se dará por gravidade.

Segundo as equipes responsáveis, a implantação da adutora do bairro De Lazzer deve se estender até setembro de 2016, quando as melhorias técnicas serão finalizadas e a conclusão efetivada. Em anexo o mapa com o traçado da rede, partindo da rua Ana Catharina Canali, cruzando a RSC-453, passando pela rua Líbera Boff e pela rua Olinda Pontalti Peteffi, até chegar no Travessão Diamantino, seguindo por este até próximo ao cruzamento com a rua Érico Veríssimo.

O TRABALHO DESENVOLVIDO NA REGIÃO NORTE:  O SAMAE vem trabalhando em melhorias no abastecimento da região Norte do município desde a ativação do Sistema Marrecas, que ocorreu em 2014. A Autarquia concretizou a aquisição das tubulações e outros materiais hidráulicos para a implantação de novas tubulações, nesta que será a segunda etapa do PAC II.

A população a ser atendida imediatamente após a conclusão do projeto é de aproximadamente 150 mil pessoas, número que pode aumentar para cerca de 200 mil caxienses.

Atualmente, o Sistema é o responsável pela distribuição de água na zona Nordeste da cidade, abastecendo os bairros Serrano, Capivari, São Cristóvão, Jardim das Hortênsias, Vila Telli e São Ciro, além das comunidades de São Ciro II, Diamantino (parte), Mariland e Século XX.  Até o final do ano, localidades como De Lazzer, Presidente Vargas, Diamantino (parte), De Zorzi (parte)  e Sagrada Família também devem passar a receber a água do Marrecas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais