Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Defesa Civil Municipal contabiliza prejuízos em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

​Em menos de uma hora, ventania causos destelhamentos em residências do São Cristóvão, Vila Verde e Santo André

Voluntários da Defesa Civil em colaboração as famílias atingidas
Foto: Defesa Civil

O Rio Grande do Sul mais uma vez, em menos de 30 dias, registrou estragos devido às condições climáticas adversas. Um ciclone extratropical atingiu o Estado causando transtornos para a população. Em Guaporé, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para auxiliar na cobertura de residências que foram destelhas pelo forte temporal, no corte e retirada de árvores que caíram sobre a rede elétrica e na rodovia ERS-129. A ventania, seguida de chuva forte, durou pouco menos de uma hora, mas foi suficiente para castigar. Defesa Civil e Bombeiros contabilizaram 20 milímetros de chuva.

Moradores da zona urbana e rural ficaram sem energia elétrica por várias horas. Em alguns pontos da cidade, a luz só voltou 24 horas após a queda. Árvores derrubaram postes em pelo menos quatro locais do município, sendo o mais grave na Rua Benjamin Constant, no centro, onde praticamente toda a rede (postes e cabos/fios) foram ao chão. Na praça Vespasiano Corrêa, galhos foram arrancados e duas árvores acabaram “serradas” ao meio. Nas vias urbanas muito lixo ficou espalhado.

Os bombeiros contabilizam mais de 10 ocorrências, entre corte/retirada de árvores na rodovia ERS-129 e auxílio na cobertura de residências nos bairros São Cristóvão, Vila Verde e Santo André. Os maiores estragos foram na localidade do São Cristóvão com cerca de seis casas que receberam lonas. A Defesa Civil contabiliza a doação de aproximadamente 700 m2 de lona.

Os voluntários da Defesa Civil Municipal de Guaporé, coordenados por Rafel Pissetti, seguem em alerta visto os prognósticos para o mês de novembro que apontam mais três períodos com tempo severo. A possibilidade de grande incidência de chuvas entre os dias 9 e 11. Porém, o cenário mais crítico deve se configurar entre os dias 16 e 20, quando há previsão de chuva forte com raios. O último período de mau tempo deve ocorrer entre os dias 25 e 27, devido ao ingresso de uma massa de ar fria que trará chuva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais