Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Próximo mutirão de castrações em Caxias será no Campos da Serra no dia 13 de abril

por Pablo Ribeiro

Procedimentos são realizados por meio do contrato da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o Instituto Hospitalar Veterinário da UCS

Foto: Rodrigo Rossi/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Os próximos mutirões de castração de cães e gatos machos em Caxias do Sul ocorrerão nos bairros Campos da Serra, no dia 13 de abril; Montes Claros, no dia 04 de maio; e Mariani, no dia 18 de maio. Os tutores destes animais devem solicitar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) a ficha cadastral que comprove a condição de vulnerabilidade social e devolvê-la preenchida.

Em setembro de 2023 a Prefeitura de Caxias do Sul oficializou com a Fundação Universidade de Caxias do Sul a contratação de serviços de castração de cães e gatos de tutores de baixa renda ou que não tenham dono. Ao todo, foram realizados 2.791 procedimentos. Desde então, 408 machos foram castrados em 10 mutirões em bairros e no interior do município.

O levantamento do Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) tem como base as informações repassadas pelo Instituto Hospitalar Veterinário (IHVET) até a primeira quinzena de março de 2024. Os mutirões são feitos com a Unidade Móvel Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS), sempre mediante agendamento com os proprietários dos pets.

O coordenador do DPA, médico veterinário Paulo Vinícius Bastiani, salienta que os tutores devem estar atentos ao contato por WhatsApp ou telefone feito pelos funcionários do IHVET, feito com antecedência.

A Unidade Móvel Veterinária tem ambulatórios e salas cirúrgicas, sendo que as castrações no veículo ocorrem somente em machos tendo em vista o tempo de recuperação e menor complexidade cirúrgica, o que, por consequência, resulta em mais animais castrados. Os mutirões foram realizados nos bairros Santa Fé, Serrano, Fátima, Villa Lobos, Ana Rech, Belo Horizonte, Parque Oásis e Santa Corona, e nos distritos de Fazenda Souza e Vila Seca.

O contrato com a UCS tem validade de um ano, por meio do custeio da administração de R$ 2,5 milhões, e prevê ainda o transporte de pets de pequeno porte para esterilização cirúrgica. Por meio do convênio também foram ampliados os atendimentos e a realização de exames e da internação de animais resgatados pela SEMMA.

A SEMMA está localizada na Rua Dom José Barea, nº 1.501, no bairro Exposição, junto à Maesa, e o horário de funcionamento é das 10h às 16h.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais