Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Sem lockdown, Prefeitura de Caxias do Sul anuncia medidas mais restritivas para conter avanço da Covid-19

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Com suspensão de serviços públicos, efetivo de fiscalização das medidas contra a Covid-19 será intensificada

Foto: Divulgação / Sindilojas Caxias

O prefeito Adiló Didomênico, acompanhado por secretários municipais, realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (04) para anunciar novas medidas para conter avanço do contágio por Covid-19. Entre as novas regras está a suspensão dos serviços públicos não essenciais a partir deste sábado (06) até na próxima semana.

Com isso, alguns servidores serão direcionados para o setor de fiscalização, para reforçar o efetivo que visa garantir o cumprimento das regras: “Com a restrição em relação a outras atividades externas que o município vai deixar de atender e com a possibilidade de a prefeitura não receber público, nós poderemos dedicar um maior número de servidores para esse trabalho de fiscalização e teremos um incremento bastante grande nas equipes”, disse o diretor de fiscalização da Secretaria Municipal do Urbanismo, Rodrigo Lazarotto.

Durante a coletiva também foram anunciadas novas medidas como restrições a alguns setores do comércio, aos horários de transporte coletivo, manutenção da suspensção das aulas presenciais, reorganização dos atendimentos em UBSs entre outras. Veja abaixo.  

Aumento de internações de pacientes de menor faixa etária

A secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, também salientou durante a coletiva que a situação em Caxias do Sul está grave diante do esgotamento de leitos de UTI e curva crescente dos casos. Ela também chamou a atenção para o fato de que as internações de jovens estão cada vez mais frequentes, enquanto a de idosos, principalmente da faixa etária já imunizada, está estável. “Temos pacientes jovens, de faixas etárias de 50, 30, 25 anos aguardando leitos de UTI. Também atribuímos ao fato de que Caxias conseguiu avançar a vacinação de idosos de forma rápida. Hoje, dos 40 pacientes que aguardam por leito de UTI, apenas um tem mais de 80 anos. Isso demonstra que a vacinação é sim uma saída, muito embora não possa ser encarada como algo que nos permita abandonar os cuidados”, salientou.  

Ela também afirmou na ocasião que o expressivo aumento dos números pode ser atribuído a diversos fatores, inclusive à circulação da variante amazônica do vírus.

Sobre o calendário de vacinação a titular da Saúde afirmou: “A expectativa de chegada de novas doses é para a segunda quinzena de março. Nos meses de abril e maio teremos um grande volume de vacinas disponibilizadas e acreditamos ainda que até o mês de julho, no máximo”.  

A Secretaria da Saúde também garantiu o aumento de disponibilização de testes rápidos, por meio de uma parceria entre a prefeitura e classe empresarial que lidera a campanha Caxias Contra a Covid-19.

 

Confira as principais medidas do novo decreto municipal que entram em vigor a partir deste sábado (06/03):

- Suspensão do atendimento presencial ao público externo nas unidades de governo da Administração Direta e Indireta, exceto o atendimento de serviços essenciais como saúde.

- Os supermercados, sacolões, e similares permanecem abertos pra comercialização de alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza. Fica proibida a comercialização de produtos da linha branca (eletrodomésticos), flores, confecções, calçados e utensílios domésticos.

- O comércio não essencial pode funcionar somente em tele atendimento e tele entrega.

- O transporte coletivo urbano, o transporte intramunicipal e o transporte seletivo por lotação vão operar em linhas especiais, que serão definidas pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM).

- Por enquanto a indústria segue operando com capacidade de 75% e as demais atividades seguem regradas pelo Decreto Estadual de acordo com os protocolos da bandeira preta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais