Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Prédios públicos de Caxias estão iluminados na cor da luta contra o câncer de próstata

por Ivan Sgarabotto

As ações do Novembro Azul na cidade tem como foco integrar a população masculina aos serviços de saúde

Foto: Ícaro de Campos

Dentro da programação do Novembro Azul, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Saúde, com o apoio do Setor de Iluminação da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, iluminou em tons de azul os prédios da Secretaria Municipal da Saúde (e Postão 24h), do Centro Administrativo Municipal e do Arquivo Histórico Municipal, o primeiro hospital da cidade, além do Monumento Nacional ao Imigrante. Esta cor remete à campanha, que visa alertar para o câncer de próstata e sobre a importância do diagnóstico precoce.

As ações do Novembro Azul em Caxias do Sul tem como foco integrar a população masculina aos serviços de saúde, orientando para que anualmente façam exames preventivos voltados ao autocuidado e busquem uma vida mais saudável.

Para isso, diversas atividades serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As UBSs Madureira, Belo Horizonte e Santa Fé vão promover salas de espera educativa, com mural informativo sobre o diabetes e o câncer de próstata, distribuição de laços azuis, mensagem sobre prevenção e material informativo sobre diabetes e câncer de próstata.

Já no dia 10 de novembro, com apoio de acadêmicos da Faculdade Fátima, a UBS Madureira vai promover uma ação educativa com palestras sobre o diabetes, além de distribuição de laços azuis e orientações sobre causas, fatores de risco e tratamento da doença, além de verificação de pressão arterial e orientações nutricionais. A iniciativa será realizada no Salão Comunitário do bairro Madureira, às 14h.

No dia 16 de novembro, às 8h30min, será realizada uma solenidade de incentivo ao autocuidado para os homens, com distribuição de cuecas da empresa UpMan e com atividades de sala de espera com acadêmicos da Faculdade Fátima para os pacientes que estiverem aguardando atendimento médico no Centro Especializado em Saúde (CES). Essa iniciativa também será realizada no dia 17 de novembro, no CES.

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata:

Em 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, esse câncer é o segundo mais comum e mais prevalente entre os homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Estimativas do INCA apontam que em 2016, no Brasil, 61,2 mil novos casos devem ser diagnosticados. Já no Rio Grande do Sul, são estimados 6 mil novos casos.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer principalmente da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Além da idade, que é o único fator de risco bem estabelecido para o câncer de de próstata, a história familiar (ser filho ou irmão de homem com câncer de próstata) também é reconhecida como provável fator de risco.

Os sintomas da doença mais comuns são obstrução ao fluxo urinário, com jato urinário fraco, retenção urinária, necessidade de urinar mais vezes que o habitual, urgência urinária noctúria, dor suprapúbica, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e, em estágios mais avançados, pode ocorrer perda de peso significativa e dores articulares. Porém, em muitos casos, pode ser assintomático.

Algumas mudanças de hábitos de vida podem contribuir de forma positiva para a prevenção ao câncer de próstata. Entre elas está a interrupção do tabagismo, interrupção ou redução da ingesta alcoólica, redução do peso com orientação para prática de atividades físicas, além de reeducação alimentar com redução no consumo de carnes vermelhas e estímulo ao consumo de vegetais.

Ações de prevenção e controle:

O reconhecimento do câncer como problema de saúde pública no âmbito das políticas públicas de saúde no Brasil demandam medidas que priorizam o seu controle e prevenção.

Em Caxias do Sul, desde 2014, o Programa Municipal de Vigilância, Verificação Precoce e Controle do Câncer de Próstata - VivePróstata desenvolve políticas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata para a saúde do homem. A iniciativa tem por objetivo estimular o rastreio do câncer de próstata em grupos populacionais de risco, bem como ampliar o acesso à confirmação do diagnóstico e o tratamento precoce dos casos confirmados em centros especializados em oncologia do Município.

O rastreamento do câncer de próstata é realizado nas 47 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo indicado para homens com presença de sintomas compatíveis com a doença; com idade maior ou igual a 45 anos com história familiar positiva em primeiro grau; e em todos os homens com idade entre 50 e 70 anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais