Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Projeto Educação Para o Turismo promove primeiro tour de 2016 em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

A atividade inclui a distribuição de uma cartilha educativa para reforçar a experiência

Foto: Tiago Fernandes

A Secretaria Municipal do Turismo (SEMTUR) de Caxias do Sul, informa que inicia nesta quarta-feira, 03, mais um ciclo de atividades relacionadas ao projeto Educação Para o Turismo. Nesta edição, a primeira entidade beneficiada será a Escola Municipal Bento Gonçalves da Silva, localizada no bairro Jardim das Hortênsias. Participam da atividade cerca de 21 alunos que partem da escola às 13h30min e finalizam o trajeto às 18h30min nos Pavilhões da Festa da Uva.

Com enfoque em estudantes da rede pública de ensino, o Educação Para o Turismo visa despertar o interesse dos jovens pelo município através do contato direto com os principais cartões postais da cidade. Para isso, as turmas de 4º anos são guiadas em um tour pela zona urbana que inclui pontos de importância histórica, arquitetônica e cultural, como o Monumento Nacional ao Imigrante e o Museu Ambiência Casa de Pedra. Este ano, estão previstas novidades como a visitação ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, o Memorial Atelier Zambelli e a Cidade de Rolhas, todos localizados no Parque de Eventos da Festa da Uva. Ao final da atividade é realizado um piquenique no Parque.

Para o secretário do Turismo, Emir Alves da Silva, o projeto objetiva que os estudantes sejam multiplicadores da história da cidade como atrativo turístico. Para Emir, a cidade está consolidada como um polo turístico e conta com empreendimentos suficientes para atrair e bem acolher os turistas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da SEMTUR, Renata Costa, viabilizar a aproximação das crianças com suas origens é uma forma de valorizar o turismo local e propagar as tradições. Além disso, ela considera o projeto um facilitador no aprendizado, capaz de amparar os professores nos conteúdos relacionados ao município e região.

Implantada há pouco mais de um ano, a iniciativa propõe o contato direto dos estudantes com alguns dos mais importantes atrativos turísticos pertencentes ao roteiro La Cittá, que contempla a zona urbana da cidade. O passeio, realizado de ônibus, já envolveu 1.760 estudantes em 2015. A atividade inclui a distribuição de uma cartilha educativa para reforçar a experiência.

Para o segundo semestre de 2016, a agenda da ação já foi preenchida e inclui aproximadamente 40 visitações, totalizando 1.580 jovens do ensino fundamental. Interessados em saber mais podem entrar em contato pelo telefone (54) 3222-1875 ou pelo e-mail [email protected].

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais