Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Taxistas aprovam mudanças na Lei da categoria

por Jeferson Ageitos

Presidente do sindicato da categoria afirma que alterações tornam o serviço mais acessível

Foto: Divulgação

A lei que altera a legislação municipal sobre o serviço de táxi, em Caxias do Sul, já está em vigor e traz três pontos principais: a partir de agora, a vistoria nos carros terá de ser anual e não mais semestral; não será mais necessário alterar a cor do para-choque do veículo para diferenciar táxis comuns de executivos; e os taxistas não precisam mais ter o Ensino Fundamental completo para fazer ou renovar cadastro.

De acordo com a Prefeitura do Município, a nova lei tenta desburocratizar e agilizar a exploração dessa modalidade de transporte. O presidente do sindicato dos taxistas de Caxias do Sul, Adail Bernardo da Silva, afirma que as mudanças trazem benefícios à categoria. “O projeto diz que (carros de) até cinco anos (devem passar por) uma vistoria por ano, mas em Caxias, hoje, você não encontra carro com mais de três anos de uso, no táxi”. A legislação municipal permite que os veículos tenham até oito anos de fabricação para operar como táxis, na cidade.

O presidente do sindicato afirma ainda que a obrigatoriedade de Ensino Fundamental completo tornava o serviço de difícil acesso. “Hoje, se você olhar os nossos taxistas, a maioria tem até 5ª ou 6ª série. Se ele tem CNH, tem carteira profissional, ele automaticamente sabe ler e escrever muito bem e sabe dirigir. É um profissional. A gente não via necessidade disso aí”.

Confira a entrevista completa no podcast ao lado.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais