Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Mais de 700 CRLVs aguardam regularização na Secretaria de Trânsito

por Clayton Camargo

Maioria dos documentos foram retidos pela Fiscalização de Trânsito durante operações realizadas desde 2012

Foto: Fiscalização de Trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que existem mais de 700 documentos de registro e licenciamento veicular (CRLV) abandonados pelos condutores na Seção de Expediente e Distribuição de Mobilidade da pasta. Os documentos, em sua maioria, foram retidos pela Fiscalização de Trânsito durante operações de fiscalização. O CRLV mais antigo que os servidores têm arquivado é de 2012. Entre 2012 e 2019, são 320 documentos retidos. Desde 2020, o número ampliou para 410, totalizando 730 documentos abandonados até hoje.

Ao ser retido pelo fiscal de trânsito, o CRLV é cadastrado junto ao sistema do Detran/RS e fica com restrições no veículo. Alguns dos veículos também têm débitos atrasados, além da retenção veicular no sistema. Uma ocorrência que já aconteceu algumas vezes é de condutores que quitaram as taxas de licenciamento veicular acreditando que o débito estaria regularizado. Contudo, sem que haja uma impressão do CRLV atualizado, o veículo não estará licenciado e poderá ser autuado e removido aos depósitos credenciados do Detran/RS em caso de abordagem.

A SMTTM explica que a retenção do CRLV é uma medida administrativa que evita a remoção dos veículos ao depósito credenciado do Detran/RS. Após a retenção da documentação, o condutor tem 3 dias úteis para retornar à Secretaria com o veículo autuado para vistoria dos fiscais. Caso o veículo seja liberado na avaliação, o CRLV é devolvido ao condutor e a restrição é excluída do sistema. A pasta alerta que a falta da vistoria para liberar a restrição é um fator que impede o licenciamento. O grande número de documentos abandonados é um indicador do número de veículos que podem estar trafegando sem o licenciamento veicular.

Neste sentido, a Seção de Expediente e Distribuição de Mobilidade da SMTTM convoca os condutores que tiveram o CRLV retido pela Fiscalização de Trânsito para que compareçam até a Secretaria para regularização da situação. Em caso de dúvidas, o condutor pode entrar em contato com a SMTTM pelo telefone (54) 3290.3900, nos ramais 7921, 7922 ou 7926.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais