Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Gelo no vinho

por Sandro Da Cruz

Parece, mas nem sempre é ofensa

Foto: Divulgação

O meu Amigo Mário Basso, de Galópolis, me convidou ao seu sítio para petiscar umas guloseimas e o melhor, degustar umas jóias de Vinícolas Gaúchas. Meu amigo sabe que sou apreciador da Sagrada Bebida, então, caprichei na sede e me fui aos altos do belo distrito de Caxias do Sul.

No calor do fim de tarde imaginei vinhos brancos, frisantes e espumantes. Mas, ao chegar fui surpreendido por um simpático Moscato Gialo. Garrafa transpirando. Presumi um vinho geladinho, na temperatura perfeita. E estava!

No bom da conversa com os amigos, após uns petiscos e quase ao final da primeira garrafa, o homem joga duas pedras de gelo em minha taça!

Como assim?! Gelo no vinho?!

No Brasil, não temos vinho próprio para o consumo com gelo. Em alguns países europeus esse tipo de vinho é produzido em escala, com uma quantidade maior de açúcar ou perlage mais intenso para fazer frente ao gelo. Isso na Europa.

Após argumentações acaloradas (discussão mesmo) resolvi beber o Moscato Gialo com gelo. Não beber seria uma ofensa ao anfitrião. Confesso que, no calor o vinho é bom com gelo. No calor. E, talvez você esteja se perguntando agora: - Vinho tinto com gelo? Pode?

Claro que pode. É questão de gosto. A questão é descobrir com o seu paladar qual vinho tinto se adéqua ao gelo. Procure iniciar com os rosés, e outros menos encorpados.

Lembre-se, o gelo, não importa a quantidade, sempre vai alterar todas as características do vinho. 

Dica: Alguns bazares vendem aquelas "pedras" de gelo de silicone, é uma boa, pois é menos água no vinho!

Saúde!

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais