Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Governo estuda plano de ação para combater o racismo no esporte

por Clayton Camargo

Amistoso entre Brasil e Guiné teve mais um caso de racismo registrado

Foto: © Joilson Marconne/CBF/Direitos Reservados

Após o registro de mais um episódio de racismo no futebol no último sábado, em amistoso da seleção brasileira contra a Guiné, na Espanha, o governo federal trabalha em um plano de ação para combater o racismo no esporte. 

Nesta segunda-feira, o Ministério do Esporte publicou portaria que cria um grupo de trabalho que vai reunir representantes da sociedade, empresas públicas e entidades governamentais indicadas pelos Ministério da Igualdade Racial e Justiça e Segurança Pública. 

O grupo deve apresentar, em 45 dias, uma proposta de plano de ação para debater o tema, apontar políticas de combate ao racismo e inclusão da população negra nos esportes. A coordenação será do Ministério do Esporte. 

Apesar de ter sido marcado por manifestações antirracistas, o amistoso entre Brasil e Guiné, no último sábado, foi registrado mais um caso de racismo. Dessa vez, fora do campo.  

Felipe Silveira, assessor pessoal e amigo do jogador Vini Jr. contou que, após passar pela roleta de entrada no estádio, ele foi abordado por um segurança que teria apontado uma banana e dito "mãos para cima, essa daqui é minha pistola para você". 

Em competições nacionais e internacionais, ataques racistas contra atletas brasileiros avançam de maneira preocupante. Segundo Observatório da Discriminação Racial do Futebol, foram registrados 90 casos de ofensas raciais em 2022, contra 64 em 2021. Um aumento de 40%. 

 

Fonte: Agência Brasil

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais