Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Com volume abaixo dos 90%, Banco de Sangue de Caxias necessita de doadores O+ para manter estoque

por Daniel Lucas Rodrigues

Aumento da demanda com volta de procedimentos cirúrgicos e baixa de doações ocasionam falta do tipo sanguíneo

Foto: Mracelo Camargo/Agência Brasil

O Banco de Sangue de Caxias do Sul está com estoque O+ em estado de emergência desde a semana passada. Segundo a instituição, o tipo sanguíneo está com 90% do mínimo necessário e necessita de doadores para manter o atendimento aos pacientes em estado de urgência, emergência ou que passam por tratamento.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor técnico do Banco de Sangue, Tiago Daltoé, conta que todas as tipagens estão abaixo do ótimo, mas que o O+ se encontra nesta situação por ser o mais utilizado no momento. O problema está no retorno da demanda por doações, ocasionadas pela volta do atendimento de alguns procedimentos cirúrgicos que estavam suspensos em razão da pandemia da Covid-19. O mesmo não ocorreu com a chegada de novos doadores, que continuam com temor de contrair o vírus e não se deslocam até a instituição.

Para chamar mais pessoas a contribuírem, o Banco promove Semana Nacional do Doador de Sangue de 23 a 28 de novembro. O evento inclui uma ação com o chef Gabriel Lourenço na próxima quarta-feira (25/11). Ele vai preparar um sanduíche de Focaccia e trufas de café a quem for doar na data. A participação deve ser agendada pelo WhatsApp (54) 99113.4710 ou no (54) 3027.8600.

Daltoé afirma que o doador vai receber um brinde da instituição. Ele reforça que a pessoa precisa agendar o atendimento para evitar aglomerações na recepção. A marcação de horário gera agilidade e otimiza o tempo de espera no local.

O Banco de Sangue de Caxias do Sul se localiza na rua Garibaldi, nº 476, no bairro Centro. O serviço é de segunda a sexta-feira, das 07h30min às 16h. Aos sábados funciona das 7h30min às 12h.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais