Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Grêmio perde para o Palmeiras na Arena

por Marco Aurélio Santana

Willian marcou os dois gols alviverdes em vitória de 2 a 0

Foto: Divulgação

O Grêmio perdeu sua invencibilidade dentro de casa no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor foi derrotado por 2 a 0 pelo Palmeiras em grande jogo na Arena. Willian marcou os dois gols no segundo tempo da partida. Com a derrota, o Grêmio perde a oportunidade de assumir a vice-liderança do Brasileirão. Com 16 pontos, o Tricolor é sexto colocado e foi ultrapassado pelo Palmeiras, que agora tem 17 e é o terceiro.

O próximo compromisso do Grêmio é no domingo, às 16h, diante do América-MG novamente na Arena. No mesmo dia e horário, o Palmeiras enfrenta o Ceará em Fortaleza.

O jogo

Bem diferente dos últimos adversários gremistas na Arena, o Palmeiras iniciou a partida pressionando no campo de ataque. Montado no 4-1-4-1, o time de Roger Machado encaixou a marcação nos homens de meio-campo do Grêmio. Moisés saiu para pressionar Maicon enquanto Bruno Henrique fez o mesmo com Arthur. Mais atrás, Felipe Melo era o responsável por vigiar Luan. Avançados, os laterais bloqueavam Lima e Everton. Essa marcação adiantada funcionou muito bem nos primeiros 10 minutos, quando o Tricolor quase não saiu do seu campo.

Não apenas a marcação forte do Palmeiras foi efetiva. O time também conseguiu ser perigoso quando teve a bola. A melhor chance foi de Willian, que aproveitou erro de Maicon, acertou um belo chute da entrada da área e acertou a trave esquerda de Marcelo Grohe.

O Grêmio começou a achar o caminho para chegar ao ataque na velocidade de Everton. O camisa 11 conseguiu levar vantagem sobre Marcos Rocha e arriscou dois chutes da entrada da área que acabaram passando longe do gol de Jaílson. Os tiros de média distância foram a principal arma gremista no primeiro tempo. A melhor chance tricolor veio assim. O lateral Leonardo Gomes chutou forte após receber de Luan e mandou no ângulo. O gol só não saiu porque Jaílson fez uma grande defesa.

O jogo seguiu corrido ao longo de toda a etapa inicial “lá e cá”. A bola parou pouco no meio-campo e os dois times apostaram em jogadas de transição rápida. Já na parte final do primeiro tempo, Willian voltou a levar perigo. Aos 37, ele bateu de perna esquerda encobrindo Marcelo Grohe e acertou o travessão.

O técnico Renato Portaluppi teve uma perda importante para o segundo tempo. Maicon sentiu um desconforto muscular e teve de ser substituído. Jaílson entrou em seu lugar. A segunda etapa seguiu com ritmo intenso, mas o Palmeiras teve uma postura menos agressiva. O time paulista se postou em seu campo à espera do Grêmio.

Sem Maicon, o Grêmio precisou mais de Arthur na armação das jogadas. A estratégia do Palmeiras para conter ele e Luan foi abusar das faltas. Somente Felipe Melo fez três seguidas em Luan e levou amarelo. Moisés foi amarelado por falta dura em Arthur. Ao todo, Luan e Arthur sofreram 17 faltas no jogo.

Mesmo caçado pelos marcadores, Arthur quase fez um golaço na Arena. Aos 7 minutos, ele recebeu no lado direito da área e cruzou fechado. A bola passou por Jaílson e bateu no travessão na melhor chance de gol do Grêmio no jogo até então.

A estratégia do Palmeiras no segundo tempo de recuar para sair em velocidade deu certo. Aos 21 minutos, Dudu deu o passe em profundida para Wilian, que correu mais que Kannemann e chutou de esquerda no canto de Marcelo Grohe para abrir o placar: 1 a 0.

Logo após o gol, Renato fez a segunda mexida no time. Lima, que foi titular porque Ramiro sentiu lesão no aquecimento, saiu para a entrada de outro garoto: Pepê. Roger Machado respondeu com Thiago Santos na vaga de Felipe Melo para ganhar fôlego no meio-campo.

Fôlego foi justamente o que parece ter faltado ao Grêmio. Atrás no marcador, o Tricolor não conseguiu pressionar o Palmeiras na busca do empate. Renato tentou tornar o time mais ofensivo com Thonny Anderson no lugar de Arthur, mas a equipe seguiu sem conseguir levar perigo a Jaílson. Já Roger mostrou sua preocupação em ter jogadores novos no meio-campo e fez mais duas trocas no setor: Jean e Lucas Lima nos lugares de Bruno Henrique e Moisés.

Seguro na defesa, o Palmeiras foi letal no contra-ataque para definir o jogo aos 41 minutos. Em lançamento longo, Leonardo Gomes não conseguiu fazer o corte e bola ficou com Willian, que tocou na saída de Marcelo Grohe para fazer 2 a 0 e decretar o placar final da partida.

Campeonato Brasileiro – 10ª rodada

Grêmio  (0) 

Marcelo Grohe; Leonardo Gomes, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Artur (Thonny Anderson), Maicon (Jaílson), Lima (Pepê), Luan e Everton; André.

Técnico: Renato Portaluppi.

Palmeiras (2)

Jaílson; Marcos Rocha, Luan, Thiago Martins e Victor Luís; Felipe Melo (Thiago Santos), Bruno Henrique (Jean), Moisés (Lucas Lima), Hyoran e Willian; Dudu.

Técnico: Roger Machado.

Gols: Willian (21-41min/2T),

Cartões amarelos: Paulo Victor, Luan (GRE); Dudu, Felipe Melo, Moisés, Bruno Henrique (PAL)

Árbitro: Rafael Traci (PR)

Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (Ambos do PR)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais