Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Carlos Barbosa é a capital nacional do futsal

por Ivan Sgarabotto

Presidente sancionou a lei que dá ao município o título de capital do futsal

Foto: Débora Zandonai

O município de Carlos Barbosa é a Capital Nacional do Futsal. O Diário Oficial da União do dia 3 de novembro de 2017 publicou o projeto de lei que foi sancionado pelo presidente Michel Temer.

A história de Carlos Barbosa com o futsal vem de décadas. O Citadino de Futsal é disputado na cidade há 47 anos sem interrupções. Foi através deste torneio que se originou uma das instituições mais vitoriosas do Brasil e do mundo no futsal. A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) é fruto da união do Real e do River, duas equipes que disputavam o Citadino nos anos 1970. E no dia 1º de março, a ACBF foi fundada com o objetivo de disputar o Estadual.

Nos primeiros 20 anos de existência, a ACBF não conquistou nenhuma taça. Foi em 1996 que essa história começou a mudar com a conquista do primeiro Gauchão. De lá para cá, o Brasil e o mundo conheceram a Laranja Mecânica do Futsal. O time conquistou o pentacampeonato da Liga Nacional de Futsal, o tri da Taça Brasil, o tetra da Copa Libertadores, o Bi Mundial, um Intercontinental, além de 11 Estaduais.

Porém, o título de Capital Nacional de Futsal para Carlos Barbosa vai além dos troféus da ACBF mundo à fora. O clube laranja difunde o esporte com as Escolinhas e Categorias de Base. Atualmente, mais de 400 jovens, dos 5 aos 20 anos, praticam o futsal. Trabalho social que repercute também na equipe principal, que já revelou muitos atletas através das categorias de base. No atual elenco, a ACBF conta com 18 atletas, sendo que 8 saíram das categorias de base do clube.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais