Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Comitê Local define principais atrações do dia em que Caxias receberá a Tocha Olímpica

por Ivan Sgarabotto

A previsão é que a Tocha Olímpica chegue em Caxias do Sul por volta das 18h do dia 8 de julho

Foto: Rafael Lopes

A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer de Caxias do Sul, juntamente com representantes das Secretariais Municipais da Cultura, Educação (SMED), Turismo (SEMTUR), Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e de diversas entidades que integram o Comitê Local da Tocha Olímpica, se reuniram nesta terça-feira, 31, para dar andamento aos trabalhos.

O grupo teve como objetivo unir forças para mobilizar a comunidade para o dia 8 de julho, data em que a Tocha Olímpica percorrerá um trajeto de quase 13km, na área urbana de Caxias, em um revezamento entre mais de 50 atletas e pessoas relacionadas ao esporte.

Na programação já estão previstas oficinas nas modalidades de voleibol, futsal, basquete, ginástica artística, canoagem, tênis, natação, ciclismo, futebol, rugby, taekwondo, tênis de mesa, tiro e outras artes marciais. As oficinas serão realizadas desde o início da tarde do dia 08 de julho, para movimentar os Pavilhões da Festa da Uva e também ir levando visitantes para o momento da celebração do acendimento da pira. 

Os dois times locais, Caxias e Juventude, também poderão aproveitar o espaço para promover ações interativas. Algumas academias se organizam para instalar equipamentos que promovam a prática de exercício nos Pavilhões e devem virar a noite em atividades. Também já foi acertado que haverá alguns ônibus de linha especial, gratuitos, do centro para os Pavilhões, na data, especialmente nos horários de início do evento, e para retornar também. Além disso, atrações locais devem movimentar os Pavilhões da Festa Nacional da Uva antes e depois do evento celebração. Ainda está sendo viabilizado um show nacional (em fase de captação de recursos). 

Os integrantes do Comitê local já trabalham desde o mês de março. A previsão é que a Tocha Olímpica chegue em Caxias do Sul por volta das 18h do dia 8 de julho, no Monumento ao Imigrante, e de lá siga com os condutores selecionados pelo Comitê Rio2016, durante todo o percurso, até o destino final que é os Pavilhões da Festa da Uva. A Tocha Olímpica vem acompanhada de um comboio de 200 metros, formado por carros e caminhões.

A Tocha Olímpica vai passar por cerca de 300 cidades durante o revezamento, que começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. No entanto, em apenas 83 municípios ela irá pernoitar e também passar por um percurso nas mãos de condutores, e estes municípios são chamados "Cidade Celebração". Caxias do Sul é uma Cidade Celebração, por isso, no dia 8 de julho uma série de atividades marcarão a história da cidade e do esporte, já que é a primeira vez que o Brasil sedia os Jogos Olímpicos. 

Entre os condutores já confirmados estão Tite, Frei Jaime Bettega, Tiago Frank, Maria Teresinha Mandelli e Vinícius Flores. Os demais condutores devem ser divulgados nos próximos dias, pelo Comitê Rio2016.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais