Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
06:30:00
Caminhos da Fé
08:00:00
 
 

Papa convida os jovens ao protagonismo no serviço

por Tales Giovani Armiliato

Pontífice acompanhou a Via-Sacra e contemplou o caminho de Cristo até a morte no Calvário

Como de costume, a Via-Sacra com os jovens seguiu as catorze estações que contemplam o caminho de Cristo até a morte no Calvário. Este foi o segundo ato central da Jornada Mundial da Juventude que acontece em Cracóvia desde a terça-feira, dia 26.

As meditações aconteceram em torno das catorze obras de misericórdia (corporais e espirituais) recomendadas pela Igreja, especialmente neste Ano Santo da Misericórdia. Cada estação foi ilustrada por um vídeo que mostrava obras de misericórdia sendo praticadas na sociedade.

Em seu discurso, o Papa Francisco destacou a vivência das obras de misericórdia que abrem as portas para a misericórdia de Deus, sem a qual o cristão nada pode fazer. Além disso, o Pontífice chamou os jovens ao protagonismo no serviço: “O Senhor renova-vos o convite para vos tornardes protagonistas no serviço. Ele quer fazer de vós uma resposta concreta às necessidades e sofrimentos da humanidade; quer que sejais um sinal do seu amor misericordioso para o nosso tempo!”, disse o Papa aos jovens.

O Santo Padre destacou a necessidade que a humanidade tem de homens e mulheres, particularmente de jovens, que não queiram viver a sua existência pela metade, mas que estejam prontos para gastar a vida no serviço gratuito aos irmãos mais pobres e vulneráveis. Para cumprir esta missão, contou-lhes o Papa, Cristo aponta o caminho do compromisso pessoal e do sacrifício de si mesmo, ou seja, o caminho da cruz.

A fim da reflexão, Francisco questionou o jovens mais uma vez, como tem feito quase em todos os discursos nesta JMJ. Ele recordou-lhes a Sexta-feira Santa da morte de Jesus, na qual muitos discípulos voltaram tristes para suas casas e outros preferiram ir para a casa da aldeia, a fim de esquecer a cruz.

Nesse sentido, perguntou-lhes: “Nesta noite, como quereis tornar às vossas casas, aos vossos locais de alojamento? Nesta noite, como quereis voltar a encontrar-vos com vós mesmos? Cabe a cada um de vós dar resposta ao desafio desta pergunta”, disse encerrando a homilia.

Fonte: Canção Nova.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais