Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

JMJ Cracóvia: agenda cheia na Polônia

por Felipe M. Padilha

Papa Francisco chega à terra de João Paulo II nesta quarta 27

História: Jornada Mundial da Juventude, cuja 31ª edição realiza-se na Cracóvia, ocorre no Ano Extraordinário da Misericórdia
Foto: Vicenzo Pinto/AFP/CR

O Papa Francisco terá cinco dias intensos na Polônia, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que iniciou na terça 26, na cidade de Cracóvia. Ele chega, nesta quarta 27, ao país que é a sede da 31ª edição do encontro iniciado pelo polonês São João Paulo II, em 1984. Neste primeiro dia, a agenda contempla encontros com o presidente polonês Andrzej Duda, no Castelo de Wawel; e com os bispos do país, na catedral, e benção os fiéis.

Na quinta 28, pela manhã, irá a Czestochowa, onde visitará o Mosteiro de Jasna Gora e rezará diante da imagem da Virgem Negra. Às 10h30, o Papa presidirá uma missa pelo aniversário de 1.050 anos do batismo da Polônia. Às 17h15 (horário local, 13h15 no horário de Brasília), o Pontífice seguirá de papamóvel entre os fiéis até o Parque Jordão, em Blonia, onde será acolhido pelos jovens que participam da JMJ. Para o ato, são esperados mais de 600.000 jovens.

A programação mais intensa acontece na sexta 29. Às 9h30, Francisco visitará o campo de concentração de Auschiwitz, onde deverá atravessar o portão de acesso sozinho. Na entrada do pátio do bloco 11, o Santo Padre irá encontrar-se com 15 sobreviventes do campo individualmente. O Pontífice visitará, também, o campo de Birkenau. À tarde, irá ao Hospital Infantil Universitário; e às 18h, participará da Via-Sacra da Juventude, no Parque Jordão, em Blonia.

O sábado 30 será aberto às 8h30 com a visita ao Santuário da Divina Misericórdia, seguida da passagem pela Porta Santa. Depois, o Papa confessará alguns jovens e presidirá missa com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas poloneses, no santuário dedicado a São João Paulo II. Às 19h, juntamente com alguns jovens, Francisco passará pela Porta Santa do Campus Misericordiae, onde será realizada a vigília.

O domingo 31 será marcado pela missa de encerramento da JMJ, às 10h locais. Na celebração, Francisco enviará os jovens como testemunhas da Divina Misericórdia e anunciará a sede e ano da próxima Jornada Mundial da Juventude. A expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas participem. Por volta das 17h se encontrará com os voluntários e Comitê Organizador Local do encontro. Logo após retorna a Roma.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais