Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vania Herédia: a constante busca pelo conhecimento

por Pablo Ribeiro

Professora, pesquisadora, socióloga e historiadora contou suas histórias de vida no programa Conectado Perfil, na manhã deste sábado (26)

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A constante busca pelo conhecimento é o que move a professora, pesquisadora, socióloga e historiadora Vania Herédia. Ela contou suas histórias de vida no programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (26).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Vania Beatriz Merlotti Herédia nasceu em Caxias do Sul, em 18 de novembro de 1952. É filha do químico industrial Darcy Hermano Benetti Merlotti e de Ilse Vanir Pisani Merlotti, que atuou muitos anos a frente da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Caxias do Sul (APAE). Vania tem mais três irmãos. “Tive uma família maravilhosa, que sempre me abriu muitas possibilidades. Tive uma infância feliz, uma infância em família. Tanto meu pai, como minha mãe sempre me estimularam a estudar muito”, lembra.

Vania estudou no Colégio Sacre Coeur e, após, na Escola Cristóvão d Mendoza. “Eu gostava de ler e sempre gostei muito. Isso facilitou. Eu recordo que, ter feito o Ensino Clássico, foi muito importante. Ali eu tive a possibilidade de ter professores maravilhosos, como as professoras Vitalina Frosi, Loraine Slomp Giron e Cleodes Piazza”. Foi nesse período que Vania resolveu seguir na docência, pois quando criança, a mãe, dona Ilce, tinha outras ideias para o futuro da filha. “Quando eu era pequena, eu não queria seria ser professora. Minha mãe queria que eu fosse dentista ou pianista porque ele dizia que eu tinha as mãos especiais (risos). Mas não fiz a escolha da minha mãe, e sim a minha escolha. No início eu queria fazer Psicologia e depois eu fui me direcionando para a área social. Eu realmente queria ser pesquisadora. Um colega meu da PUC (Pontifícia Universidade Católica) ficou doente e eu acabei substituindo. Era pra ser uma aula, duas aulas, e nunca mais saí da universidade”.

Vania é casada com Antônio Carlos Guimarães Herédia, há mais de 40 anos. O casal tem os filhos Leonardo e Raphael. “É uma convivência de bastante compreensão. A família é a condição de estarmos de bem com o mundo. A família é o equilíbrio, onde acontecem todas as nossas emoções e reações. Eu tive a possibilidade de ter uma família maravilhosa. A família é a base, e eu agradeço todos os dias à minha família de por tê-los como a minha motivação de vida”.

A trajetória de Vania

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), graduada em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1973). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978) e doutora em História das Américas pela Universidade de Gênova, sede descentralizada em Turim Itália (1992). Pós-doutora em História Econômica pela Universidade de Padova(2002) e em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2013. Professora Titular da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência de pesquisa nas seguintes temáticas: migrações contemporâneas, migrações internas, migrações históricas, envelhecimento populacional e políticas públicas, trabalho e políticas sociais, história regional e história de empresas. Foi coordenadora da pesquisa da Universidade de Caxias do Sul no período de 2002-2006. Membro do Instituto Histórico de São Leopoldo e Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2018-2020). Sócia da Associazione Italiana per il patrimonio archeologico industriale (AIPAI). Sócia correspondente dell?Accademia Olimpica di Vicenza na classe di Diritto, Economia e Amministrazione. (Fonte: Currículo Lattes)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais