Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Carlos Martinato: a história de um centenário

por Jeferson Ageitos

Empresário administra a Óptica Martinato, empresa com 106 anos, e diz que honestidade e respeito são fundamentais para sucesso profissional

Foto: Jeferson Ageitos

Administrar uma organização centenária é tarefa para poucos. Carlos Martinato (83) tem esse desafio. E costuma dizer que é uma honra conduzir a Óptica Martinato. A empresa completa 106 anos, em agosto. Ele está envolvido há 69 no empreendimento iniciado pelo pai.

Foi em 1912 que Guerino Martinato fundou uma relojoaria, em Rio Grande (RS). Na Serra Gaúcha, a família iniciou negócios no ramo em 1934, quando Guerino mudou com a esposa, Margherita, e os três filhos (Aldo, João e Gemma) para Caxias do Sul. O caçula nasceu poucos meses depois, já em 1935.

Aos 14 anos, Carlos começou a trabalhar na loja do pai. No turno inverso ao da escola, aprendeu a fabricação de lentes e montagem de óculos. “Era um serviço rudimentar. Meu trabalho inicial limitava-se a um rebolo (espécie de lixadeira) que era tocado manualmente. Meu trabalho era pedalar, como se fosse uma máquina de costura. A gente ia desbastando (a lente) até chegar ao formato de colocar na armação e era um trabalho totalmente manual. Quando chegou a primeira maquininha motorizada foi uma satisfação enorme!”, lembra.

A Martinato é considerada a primeira ótica da Serra Gaúcha. Começou a operar na época em que ainda era preciso enviar as receitas para Porto Alegre para a confecção das lentes. Aos poucos, os irmãos Martinato começaram a oferecer em Caxias do Sul os serviços até então exclusivos da capital. E se tornaram referência. Deram aulas teóricas e práticas a profissionais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Quando os irmãos deixaram a sociedade, Carlos passou a administrar a empresa com a esposa, Jessy. Em setembro, o casal vai completar 61 anos de união. “Felizmente, eu encontrei a Jessy para namorar e ela me aceitou (risos)”. O filho mais novo seguiu o caminho da Medicina. “O Henrique tentou trabalhar no escritório, mas não era o chão dele. Está dispensado. Vai fazer o que gosta (risos). A Jessy e eu seguimos a orientação de dar liberdade de escolha de profissão”, afirma.

A filha Vera escolheu seguir os passos do pai e do avô. A parceria profissional já dura 40 anos. “A parte das compras e vendas é com ela. A Vera fez curso superior de Secretária Executiva exatamente para trabalhar na loja e ter conhecimentos que poderiam ser aplicados na empresa”.

Carlos ainda vai à loja, todos os dias. Ao longo de quase sete décadas, consagrou o nome da família Martinato no setor ótico, no estado. Investiu em qualidade e inovação, sem esquecer o passado. “Desde criança, a gente aprendeu a ser honesto, ter boa conduta e respeitar ao próximo. O comércio é uma luta diária, surgem novos problemas, novas situações e novos resultados. Felizmente, nós conseguimos (manter) o que trouxemos dos pais para dar continuidade à empresa”.

Carlos Martinato foi o entrevistado desse sábado (25) do programa Conectado Perfil. Clique ao lado para ouvir a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais