Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Padre Gilnei Fronza: a fé que transforma vidas

por Pablo Ribeiro

Este fim de semana marca a 140ª Romaria a Nossa Senhora de Caravaggio. Para celebrar a data, o programa Conectado Perfil entrevista o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

Este fim de semana marca a 140ª Romaria a Nossa Senhora de Caravaggio. Para celebrar a data, o programa Conectado Perfil entrevista o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza.

Ouça o programa:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Gilnei Antônio Fronza nasceu em Bento Gonçalves, no bairro Licorsul, em 13 de fevereiro de 1963. É filho do caldeirista Avelino Fronza e da dona de casa Gemma Piva Fronza. Além de Gilnei, o casal teve os filhos Gilmar, Marisa e Marli. “Tive uma infância feliz e tranquila, vivendo no seio de uma família. Os maiores ensinamentos que meus pais passaram foi o caráter, o compromisso e o gosto pelo trabalho”, relembra Gilnei.

Aos 14 anos, Gilnei ingressou no Seminário Nossa Senhora Aparecida. “Bento Gonçalves é uma cidade muito religiosa e inclinada à devoção de Santo Antônio. Eu nasci no dia 13. No meu nascimento, conta minha mãe, uma irmã que atendia no hospital disse que eu ia ser padre, e a minha vocação nasceu ali. Um animador vocacional passou por lá e me convidou pra fazer um estágio, aí foi onde tudo começou”. Mais tarde, o religioso formou-se em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Gilnei foi ordenado padre em 15 de janeiro de 1989, em cerimônia na comunidade de Santa Catarina, em Bento. Em Caxias atuou nas paróquias do bairro Santa Catarina e no Seminário de Filosofia São José e Maria Mãe da Igreja. Após, foi reitor do Seminário Nossa Senhora de Aparecida e atuou na paróquia Sagrada Família, onde foi coordenador de pastoral durante nove anos e atuou na paróquia São José, no bairro Desvio Rizzo.

Caravaggio

Em 2013, padre Gilnei aceitou a missão de coordenar a Romaria de Nossa Senhora de Cavaraggio, um dos maiores eventos religiosos do Brasil. “Eu vivo a minha fé com intensidade pelo testemunho das pessoas que aqui vem. Cada momento que a gente se depara com um peregrino, a gente conversa e se depara com uma história de vida intensa e capaz de fazer a gente perceber a presença de Deus, o auxílio e a interseção de Nossa Senhora de Caravaggio nessa nossa caminhada”.

Padre Gilnei leva consigo os conselhos da mãe, dona Gemma. “A gente se propôs a estar aqui para servir. Como dizia minha mãe, vai lá e faz a tua parte, e deixa que os milagres façam Nossa Senhora. Então eu vim confiante nessa palavra. Meu trabalho é servir e facilitar para que o devoto possa acessar a presença de Deus. Isso tudo é o que nos faz tão bem”.  

Padre Gilnei Fronza foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense, no dia 18 de abril de 2018.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais