Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Dom Frei José Gislon: o pastor que cuida do povo de Deus

por Isadora Helena Martins

Frade capuchinho e atual bispo de Caxias do Sul, Dom Frei José Gislon foi o entrevistado do programa Conectado Perfil, na manhã deste sábado (21)

Foto: Isadora Martins

Dom Frei José Gislon, o atual bispo da Diocese de Caxias do Sul é também da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fundada por São Francisco de Assis. Com mais de 40 anos na caminhada religiosa, Dom José conheceu diversas realidades e culturas do mundo que vivenciam a fé e a oração de diferentes formas. Saiba mais sobre a trajetória de dom frei José Gislon:

Ouça aqui o programa completo:  PARTE 1 PARTE 2  |  PARTE 3

José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma, no estado de Santa Catarina. É o terceiro dos nove filhos de Vicente Gislon e Jurema Gislon. O período da infância é recordado com muito carinho por Dom José: “Morava entre as famílias dos avós paternos e maternos, então, a gente sempre teve os nonos por perto. E foram uma presença muito bonita porque ajudaram a fazer a memória da família de onde vieram e de toda essa parte também da cultura vêneto-italiana. Foi nessa comunidade que também fiz a catequese depois, recém completados sete anos, já fiz a primeira comunhão. Então eu guardo lembranças muitas bonitas da minha infância, por essa realidade vivida em uma comunidade do interior, mas uma realidade muito próxima da família e dessa comunidade de fé”.  

Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Em 1978, ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, localizado na cidade Irati, no Paraná, onde cursou o 2º grau e postulantado.

José Gislon emitiu os primeiros votos em 24 de janeiro de 1982. Depois frequentou o curso de filosofia até 1983, no Instituto de Filosofia dos Freis Capuchinhos, em Ponta Grossa e concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina. Em 1987, José Gislon emitiu os votos perpétuos e foi ordenado diácono. Em maio do ano seguinte, recebeu a ordenação sacerdotal na cidade de Uraí, também no Paraná.

Desde então, José Gislon exerceu sua vida consagrada em diversos lugares até que, em 06 de junho de 2012, foi nomeado Bispo da Diocese de Erechim onde ficou até junho deste ano. No último dia 08 de setembro, Dom Frei José Gislon assumiu como bispo da Diocese de Caxias do Sul. Segundo Dom José, a missão do bispo é guiar o povo de Deus com ternura: “Essa dedicação do bispo, da igreja em saída, esse reencontro é importante. Bater à porta do coração das pessoas, das instituições, eu espero também poder fazer esse trabalho aqui em Caxias. Quero organizar o episcopado, onde o bispo não fique preso à uma escrivaninha, mas o bispo saia para ir ao encontro dos padres, olhar pela formação dos religiosos e religiosas, lideranças, enfermos. Acho que o bispo precisa ver o rosto do povo de Deus, não importa onde, o bispo tem que encontrar esse povo, é para isso que foi nomeado como pastor”.    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais