Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Dilma Tessari: dedicação à vida

por Pablo Ribeiro
Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco
Foto: Divulgação

Dilma Tessari, médica obstetra e ginecologista e ex-secretária municipal da Saúde de Caxias do Sul, foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (17). Ela abriu o coração e contou suas histórias de vida.

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Dilma Maria Tonoli Tessari nasceu em Cazuza Ferreira, distrito de São Francisco de Paula, em 15 de junho de 1946. É filha de João Tonoli e Maria Trevisan. É a caçula de quatro irmãos. “Eu sou uma pessoa muito simples, acho que por causa dessa infância tão simples em Cazuza Ferreira. Era a natureza e a gente. E isso imprime uma certa característica nas pessoas, de ponderação e contato com a origem e com a essência. Era a vida cotidiana de um lugar muito pequeno”, lembra Dilma.

Como estudante, Dilma frequentou o Grupo Escolar Padre Ritter. “Eu era boa aluna. Toda a carreira escolar minha foi muito boa, quase brilhante”. Após o Primário, Dilma veio para Caxias do Sul para continuar os estudos. Aqui ela foi interna do Colégio São Carlos, por quatro anos. Após esse período, ainda estudou no Cristóvão de Mendoza. A rotina era intensa. “Era 1964. Eu trabalhava todo dia no comércio, na Companhia Vinícola Riograndense, até as 17h. Depois, das 17h às 20h, concluí o terceiro ano comercial no Colégio São Carlos, e, das 20h às 23h eu fazia o Científico no Cristóvão de Mendoza”.

Medicina

Em 1965, Dilma prestou vestibular para medicina, na Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre (hoje Faculdade de Ciências Médicas). “Naquela solidão de Cazuza, naquele tempo a gente tinha a possibilidade de se concentrar. A gente se voltava pra si mesma, e acabava enriquecendo com isso. Eu lia muito, e dentro dessas leituras eu descobri a vocação para medicina. E eu sei qual é o livro, era “Deuses de Barro”, de Lloyd Douglas”, lembra. A opção por obstetrícia e ginecologia também apareceu ao longo do curso.

Dilma Tessari fez dois anos de residência na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Casou-se logo depois e, na gravidez do primeiro filho, Marcelo, se mudou com o marido para Caxias do Sul. Ela também é mãe de André e avó de Maria Luiza. “Aqui em Caxias eram todos homens, e eu era menina naquele tempo, e cheguei aqui e não tinha muita credibilidade em ser mulher e ser médica. Hoje está totalmente diferente. Mas esse foi um trabalho interessante de se colocar junto com eles, trabalhando”. Dilma passou pelos hospitais Pompéia, Fátima (atual Virvi Ramos) e Geral.

Secretária de Saúde

Durante os quatro anos do governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), de 2013 a 2016, Dilma Tessari foi a responsável pela Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul. Ela foi convidada logo após sair da Universidade de Caxias do Sul (UCS). “Foi um imenso desafio estar à frente de uma pasta da maior importância e significado pra todas as pessoas, que é a sua própria saúde, que tem a ver com sua felicidade, com a sua vida. Isso me motivou muito a trabalhar, com a inteligência, com a cabeça e com o coração”.

Após os quatro anos como secretária, Dilma foi convidada pelo Dr. Marcelo Frigeri, atual presidente da Unimed Nordeste, para ser diretora superintendente da cooperativa, cargo que ocupa hoje. “É uma alegria e uma honra fazer parte dessa equipe comprometida e séria”.

Em 2017, foi agraciada com o Prêmio Doutor Virvi Ramos, sendo homenageada pelo Legislativo Caxiense.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais