Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Levantamento aponta avanço da obesidade infantil em Caxias do Sul

por Beverli Rocha

Das 8.678 crianças avaliadas, 8,38% apresentaram peso superior ao indicado para a idade

Foto: Divulgação

Conforme um levantamento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, foram avaliadas 8.678 crianças de zero a dez anos – na sua maioria crianças até cinco anos, faixa etária priorizada para acompanhamento de estado nutricional em Caxias do Sul. Destas, 727 apresentaram algum tipo de excesso de peso para a faixa etária, o que corresponde a 8,38% das avaliações. Para combater a obesidade infantil, o Núcleo de Atenção Alimentar e Nutricional desenvolve ações de alimentação e nutrição para a promoção à saúde por meio de grupos educativos desde a gestação das mães. Além disso, as Secretarias da Saúde e da Educação  promovem o Programa Saúde na Escola (PSE), que é realizado por oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sete escolas municipais e quatro escolas estaduais, onde são desenvolvidas ações voltadas à prevenção, promoção e redução de danos relacionados à saúde do educando. saúde, além das relações existentes entre obesidade infantil e a sua persistência até a vida adulta.

A coordenadora do Núcleo de Atenção Alimentar e Nutricional da Secretaria da Saúde, Clarice Reinhardt Martins, falou sobre o levantamento e suas repercussões em entrevista ao programa Temática desta sexta-feira. Confira.

 

Veja algumas dicas de alimentação saudável extraído de "os Dez Passos de uma Alimentação Saudável", instrumento desenvolvido pelo Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição.

  • Ofereça alimentos variados, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia. Não pular as refeições. É importante que a criança coma devagar e mastigue bem os alimentos.

  • Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches ao longo do dia.

  • Ofereça feijão com arroz todos os dias ou, no mínimo, cinco vezes por semana. Logo após a refeição, ofereça meio copo de suco de fruta natural ou meia fruta, que seja fonte de vitamina C, como laranja, limão, lima, bergamota, entre outras.

  • Incentive a criança a manter uma atividade física regular. Evite que a criança passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais