Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Marisa Formolo: a docência e a política como lemas de vida

por Pablo Ribeiro

A professora, ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita de Caxias foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, na manhã deste sábado (11/05)

Foto: Pablo Ribeiro

A professora, ex-deputada estadual e ex-vice-prefeita de Caxias do Sul, Marisa Virginia Formolo Dalla Vecchia foi a entrevistada do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (11).

Ouça o programa:  PARTE 1  |  PARTE 2 PARTE 3

Marisa Formolo nasceu na comunidade de Nossa Senhora da Rocca, interior de Caxias do Sul, em 09 de novembro de 1946. É neta de italianos e filha de Laurindo e Thereza Formolo. Marisa tem os irmãos Armando, Velocino, Celestina, Odina, Valdoino e Jassir. É casada com Vilson Dalla Vecchia há 50 anos. O casal tem os filhos Caroline, Giovana e Thiago; os genros Eduardo e Pablo, a nora Yael e as netas Manuela e Verônica.

Marisa demonstrava desde os seis anos de idade a paixão pelos livros. Foi a inspetora de Educação, Ester Benvenute, quem deixou ela entrar em sala de aula e estudar, mesmo sem ter idade para fazer a matrícula. O direito de aprender estimulou profundamente Marisa Formolo a seguir carreira como educadora. Ela é formada em Filosofia e em Pedagogia, especialista em Pesquisa e mestre em Planejamento Educacional.

Marisa viveu o ensino e a pesquisa na periferia de Caxias do Sul desde 1967. Na década de 1980 participou ativamente de movimentos por direitos humanos. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), coordenou grandes eventos, como as Semanas de Educação e o Ciclo de Debates em que Paulo Freire palestrou para educadores e para a comunidade caxiense, em maio de 1984.

Marisa foi deputada estadual na Assembleia gaúcha (2007 a 2014), prefeita em exercício e vice-prefeita de Caxias do Sul (1997 a 2000), secretária municipal da Educação e secretária da Segurança Alimentar e Inclusão Social (2002 a 2004) e Presidente da Codeca.

“O Acendedor de Esperanças”

“O Acendedor de Esperanças – Paulo Freire em Caxias do Sul em 1984” foi lançado por Marisa Formolo no dia 3 de maio. É uma obra de essência documental e histórica, e registra momentos da passagem de Paulo Freire por Caxias do Sul, nos dias 29, 30 e 31 de maio de 1984, quando reuniu milhares de pessoas nos antigos Cinema Ópera e Ginásio Pedro Carneiro Pereira; e na UCS. “Nesta fase da sociedade brasileira e mundial, nós temos muita perda de esperança. Quando se destrói a política, como sendo ela o símbolo da corrupção, se destrói o espaço da democracia, e se aceita condutas autoritárias e facistas, como se fosse a forma de reorganizar a sociedade. É preciso fazer o que Freire dizia: Eu gostava muito de entender o mundo e poder usar a palavra para poder me apropriar desse mundo. Eu me sinto feliz em publicar este trabalho”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais