Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Jayme Paviani: a constante busca pelo conhecimento

por Pablo Ribeiro

Professor, pesquisador, escritor, filósofo, poeta e crítico de arte. Este é Jayme Paviani, que foi o entrevistado do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã de sábado (30)

Foto: Pablo Ribeiro

Ele é professor, pesquisador, escritor, filósofo, poeta e crítico de arte. Jayme Paviani construiu sua carreira na educação. Há mais de cinco décadas leciona na Universidade de Caxias do Sul.  Além de escritor, com mais de 40 obras publicadas, é um leitor assíduo. Possui mais de sete mil livros em sua biblioteca particular. Essas e outras histórias de vida do professor Paviani foram contadas no programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (30).

Ouça aqui o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Jayme Paviani nasceu em 4 de junho de 1940 no Travessão Mützel, em Nova Pádua, quando o município ainda era distrito de Flores da Cunha. É filho de Esmeraldina Paviani e Raymundo Paviani, ex-prefeito da cidade. Jayme teve mais onze irmãos. “Naquele tempo, a infância era bem diferente de hoje. Não tinha brinquedos. Meu avô construiu um carrinho de lomba. Ele mesmo fazia alguns brinquedos. Eu lembro que, ainda pequeno, eu jogava pingue-pongue, com três anos e meio, quatro anos. Quando vim para Caxias, fui campeão de um campeonato que teve aqui”, relembra.

Aos 11 anos, Jayme Paviani vem para Caxias do Sul para estudar no seminário. Formou-se em Filosofia, depois cursou Direito e, em março de 1965, ingressou como professor na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual Universidade de Caxias do Sul). “Antes de a universidade ser criada, eu já lecionava há dois anos”. Paviani lecionou no Ginásio São Rafael, depois deu aulas nos colégios Carmo e São José e na Escola Duque de Caxias (hoje Cristóvão de Mendoza). Em 1972 foi um dos primeiros professores da UCS a ingressar no mestrado em Educação. Depois, fez doutorado em Letras pela PUC-RS e o pós-doutorado em Pádova, na Itália, onde defendeu uma tese sobre ‘Filosofia Grega’.

Reconhecimentos

Em 1989, Paviani recebeu o Troféu Caxias do Sul em Cultura. Dez anos depois, foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense. No ano de 2015, a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha entregou ao professor Jayme o título de Cidadão de Mérito, pelos serviços prestados na área de educação.

Família

Paviani é casado com a professora de mestrado em Educação Neires Maria Soldatelli Paviani, que conheceu na universidade. Juntos, tiveram os filhos Leonardo (odontólogo) e Mônica (psiquiatra), que lhe deram os netos Franco, Maya, Martina e Enzo e Franco.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais