Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Silvana Piroli: a gente leva da vida a vida que a gente leva

por Pablo Ribeiro

Professora, ex-vereadora e presidente do Sindiserv, Silvana Piroli foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (01/02)

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

A professora, ex-vereadora e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli foi a entrevistada do programa Conectado Perfil, da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (01/02).

Ouça o programa completo:  PARTE 1  |  PARTE 2  |  PARTE 3

Silvana Teresa Piroli nasceu em 15 de maio de 1964, na Capela Nossa Senhora do Carmo, no interior de Flores da Cunha, na Serra. É a filha mais velha entre quatro irmãos, filhos de Maria Mioranzza e Gelmino Piroli, ambos já falecidos. A infância foi simples e humilde. “Foi uma infância boa, na colônia. Nós éramos criados pela avó. Brinquei muito e fazia muita travessura. Tive muito contato com a natureza. Eu lembro quando chegou a luz na minha casa. Foi um acontecimento”.

Silvana estudou na escola Benjamin Constant. Aos 14 anos, veio para Caxias do Sul para estudar o Magistério no Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza. Trabalhou em casas de famílias como doméstica e ainda vendeu doces para pagar os estudos. “Eu gostava muito de estudar e era uma criança muito curiosa. Meu pai tinha muito a preocupação de ensinar e eu achava que ser professora era importante”. Silvana gostava muito de Matemática, mas acabou optando em Licenciatura Plena em Filosofia, onde se formou pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 1984 foi nomeada professora do município, onde lecionou na escola anexo à Castelo Branco, hoje Ester Benvenutti. Passou ainda pelo Guerino Zugno, Ilda Barazetti, Castelo, Padre Antônio, Mansueto Serafini, Manoel Pereira dos Santos, Arnaldo Ballvé, entre outras.

Na política, Silvana concorreu à vice-prefeita de Flores da Cunha, em 1988. Em 1992, concorreu à vereadora de Caxias, mas foi eleita em 1997, pelo PT. Foi secretária municipal da Habitação e do Orçamento Participativo, no governo do prefeito Pepe Vargas (PT). De 1989 a 1984 foi presidente do sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, o Sindiserv, sendo a primeira presidente da entidade, cargo que ocupa atualmente.

Silvana é casada há 33 anos com Renato, com quem tem os filhos Renata e Germano.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais