Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Vamos seguir todos os cuidados para que nenhum lugar na universidade seja foco de contaminação”, diz reitor da UCS sobre retorno presencial

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O semestre, que inicia em 02 de agosto, terá aulas presenciais após um ano e meio de atividades à distância

Foto: Divulgação / Claudia Velho

A Universidade de Caxias do Sul irá iniciar o segundo semestre, a partir de 02 de agosto, com a retomada gradual de aulas presenciais. O anúncio foi feito na última semana. O número permitido nas salas de aula será de 15 alunos, podendo ocorrer algumas adaptações conforme o espaço.

Com atividades presenciais paralisadas desde março de 2020, a Universidade se prepara para receber estudantes, professores e funcionários com segurança. “Nós vamos cumprir os protocolos. Quando são turmas maiores, nós temos a alternativa de oferecer a aula síncrona e para aqueles alunos que não puderem estar presentes, as aulas presenciais serão transmitidas”, explicou o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava.      

Mesmo que a vacina contra a covid-19 já tenha sido disponibilizada para os profissionais da área da Educação, Kuiava salientou que os cuidados - distanciamento, a higienização dos ambientes e uso da máscara - serão observados para prevenir contaminações nos campi.  “Não basta só a vacina, na questão do vírus é preciso se cuidar mesmo vacinado. Todos nós ainda temos que seguir os protocolos e vamos seguir todos os cuidados para que nenhum lugar dentro da universidade seja foco de contaminação. Mas é necessário, também, retomar as aulas presenciais tendo em vista a expectativa de convívio e a experiência formativa que exige a presencialidade”, afirmou o reitor. Confira a entrevista em “Ouvir Notícia”.

Conforme a orientação geral, cada professor prestará as informações necessárias via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A organização prevê:

– Turmas com até 15 estudantes: terão atividades presenciais a partir da primeira semana de aulas (2 a 7 de agosto).

– Turmas com 16 a 30 estudantes: a primeira semana de aulas será on-line, quando os professores deverão verificar com a turma quantos estudantes pretendem comparecer às aulas presenciais, que, nesse caso, se iniciam na segunda semana de agosto. É possível que, pela quantidade de alunos dispostos à presencialidade, a turma precise ser dividida em duas, alternando-se a presença de cada grupo, limitado a 15 pessoas, a cada semana.

– Turmas com mais de 30 estudantes: ocorrerão de modo on-line ao longo de todo o semestre porque não é possível acomodar todos os estudantes nas salas com o distanciamento mínimo exigido pelos protocolos de biossegurança vigentes.

  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais