Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

“Vamos seguir todos os cuidados para que nenhum lugar na universidade seja foco de contaminação”, diz reitor da UCS sobre retorno presencial

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

O semestre, que inicia em 02 de agosto, terá aulas presenciais após um ano e meio de atividades à distância

Foto: Divulgação / Claudia Velho

A Universidade de Caxias do Sul irá iniciar o segundo semestre, a partir de 02 de agosto, com a retomada gradual de aulas presenciais. O anúncio foi feito na última semana. O número permitido nas salas de aula será de 15 alunos, podendo ocorrer algumas adaptações conforme o espaço.

Com atividades presenciais paralisadas desde março de 2020, a Universidade se prepara para receber estudantes, professores e funcionários com segurança. “Nós vamos cumprir os protocolos. Quando são turmas maiores, nós temos a alternativa de oferecer a aula síncrona e para aqueles alunos que não puderem estar presentes, as aulas presenciais serão transmitidas”, explicou o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava.      

Mesmo que a vacina contra a covid-19 já tenha sido disponibilizada para os profissionais da área da Educação, Kuiava salientou que os cuidados - distanciamento, a higienização dos ambientes e uso da máscara - serão observados para prevenir contaminações nos campi.  “Não basta só a vacina, na questão do vírus é preciso se cuidar mesmo vacinado. Todos nós ainda temos que seguir os protocolos e vamos seguir todos os cuidados para que nenhum lugar dentro da universidade seja foco de contaminação. Mas é necessário, também, retomar as aulas presenciais tendo em vista a expectativa de convívio e a experiência formativa que exige a presencialidade”, afirmou o reitor. Confira a entrevista em “Ouvir Notícia”.

Conforme a orientação geral, cada professor prestará as informações necessárias via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A organização prevê:

– Turmas com até 15 estudantes: terão atividades presenciais a partir da primeira semana de aulas (2 a 7 de agosto).

– Turmas com 16 a 30 estudantes: a primeira semana de aulas será on-line, quando os professores deverão verificar com a turma quantos estudantes pretendem comparecer às aulas presenciais, que, nesse caso, se iniciam na segunda semana de agosto. É possível que, pela quantidade de alunos dispostos à presencialidade, a turma precise ser dividida em duas, alternando-se a presença de cada grupo, limitado a 15 pessoas, a cada semana.

– Turmas com mais de 30 estudantes: ocorrerão de modo on-line ao longo de todo o semestre porque não é possível acomodar todos os estudantes nas salas com o distanciamento mínimo exigido pelos protocolos de biossegurança vigentes.

  

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais