Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Reitor da UFRGS critica governo Federal pela falta de investimentos na Educação

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Rui Oppermann também salientou que a instituição poderá ter serviços afetados a partir de setembro devido ao bloqueio de 30% recursos

Reitor da UFRGS, Rui Oppermann, em seu discurso na cerimônia de oficialização da instalação do parque tecnológico em Farroupilha
Foto: Isadora Martins

O reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Vicente Oppermann, esteve em Farroupilha nesta segunda-feira (27) para a cerimônia que oficializou a instalação de um parque tecnológico e científico da universidade no município da Serra Gaúcha.

Durante o evento, ele destacou que a construção novo centro de inovação e tecnologia representa a resistência da Educação frente aos constantes cortes de investimentos na área. “Muitas pessoas falam em crise na educação, mas não conhecem a capacidade que as universidades federais têm de transformar as sociedades. No momento em que conhecem isso, vão entender que não há nenhuma razão para ficar tentando congelar recursos ou tentando acusar universidades de promover qualquer tipo de balbúrdia”, salientou.      

O reitor também afirmou que a medida adotada pelo governo Federal de bloquear 30% dos recursos para custeio das universidades, poderá afetar o funcionamento da UFRGS já no segundo semestre. “Nós estamos muito preocupados. Nós já manifestamos através da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil) para o ministro da Educação (Abraham Weintraub) que nós não teremos recursos além de setembro para manter os custeios da universidade”, afirmou.

De acordo com uma nota divulgada pela UFRGS no início do mês, com o contingenciamento de 30% dos recursos, a instituição vai deixar de receber mais de R$ 55 milhões do orçamento previsto para 2019.

Ainda conforme Oppermann, a UFRGS vem sendo afetada pela falta de recursos desde que a Lei do Teto de Gastos foi promulgada pelo ex-presidente Michel Temer, em 2016. (Ouça a notícia no link abaixo da foto)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais