Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Construção da escola Laurindo Formolo, de Caxias, inicia em 2021 com projeto feito pela comunidade escolar

por Daniel Lucas Rodrigues

Acordo foi realizado entre a Prefeitura de Caxias do Sul e representantes da instituição na semana passada

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal da Educação (Smed)

Um acordo entre representantes da E.M.E.F Laurindo Formolo e a Prefeitura de Caxias do Sul decidiu que a nova sede da instituição será construída com o projeto feito pela comunidade escolar. As obras serão iniciadas a partir de 2021. A decisão ocorreu na última semana, em uma reunião na Secretaria Municipal da Educação (Smed).

Havia um impasse desde julho deste ano. A pasta da educação mostrou para a comunidade uma proposta alternativa àquela apresentada pelos moradores e membros da escola. O novo projeto seria mais econômico aos cofres públicos. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a titular da pasta, Flávia Vergani, conta que a principal mudança é que a escola será erguida no sistema construtivo convencional de alvenaria, deixando de lado o sistema pré-moldado colocado na ideia inicial da comunidade. Esse tipo de estrutura geraria uma economia de 30% ao Município, como previsto pela administração.

A sede antiga será demolida e dará lugar ao novo espaço. O local é para possuir três andares, com oitos salas para o ensino fundamental, duas de educação infantil e mais salas de apoio. Terá um ginásio para a prática de educação física e para receber outros eventos. Flávia conta que a secretaria trabalha para realocar os cerca de 350 estudantes durante as intervenções. Ainda não há local definido, mas a E.M.E.F Américo Ribeiro Mendes e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) são algumas das instituições que podem receber os alunos. Caso o lugar seja longe, a SMED vai arcar com o transporte escolar.

A construção teria um valor de R$ 8,6 milhões, com a redução baixou para aproximadamente R$ 6 milhões. O valor foi obtido em um empréstimo com a Caixa Econômica Federal, por meio de um projeto de lei protocolado em regime de urgência na Câmara de Vereadores. A secretária acredita que as obras vão iniciar em fevereiro de 2021. O projeto está em fase de finalização e será entregue na próxima semana. Após passar pela Central de Licitações (Cenlic), o processo licitatório para escolha da construtora demoraria 30 dias.

Flávia destaca que o valor poupado será para investir em Planos de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) de 20 colégios municipais. Ela destaca que essas decisões foram debatidas com a comunidade da Laurindo Formolo.

Agora a equipe técnica da Smed irá reformular a planilha orçamentária em função da decisão e assim dar encaminhamento aos trâmites da licitação para a obra do novo prédio da escola.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais