Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Professores estaduais devem entrar em greve no início de novembro

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Decisão será tomada quando pacote do governador Eduardo Leite chegar na Assembleia Legislativa

Foto: CPERS/Divulgação

Os professores da rede estadual de ensino de Caxias do Sul podem iniciar uma greve em novembro deste ano. O motivo seria o pacote do governo Eduardo Leite referente ao plano de carreira do magistério. A decisão foi tomada em Assembleia Geral da entidade, em setembro, e reafirmada em uma reunião do 1º Núcleo do CPERS Sindicato, nesta quarta-feira (23/10), na sede do órgão no município caxiense.

Esse núcleo atende nove cidades da Serra Gaúcha. Neste encontro compareceram diretores de mais de 20 escolas estaduais de Caxias do Sul e Farroupilha. Conforme o diretor-geral da sede caxiense, David Carnizella, a expectativa é que o governo do estado entregue o projeto de lei á Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (29/10). Passados três dias, o sindicato convoca os educadores para a greve. “A Assembleia Legislativa vai receber esse pacote no final do mês, no máximo no início do mês que vem. E já temos uma decisão de assembleia que entraremos em greve 72 horas depois desse ato. ”, revela.

A ação também é em nível estadual. Na Assembleia Geral ficou decidido que caso as medidas do governador Eduardo Leite passassem para a casa legislativa na capital, essas ações seriam tomadas. Carnizella reforça que as reivindicações pautam uma reposição salarial de 28,78%, a manutenção do plano de carreira do magistério, o mantimento de vantagens por tempo de serviço público e a restrição da gratificação chamada de “difícil acesso”, apenas para colégios do campo. “O pacote do governo faz que nosso salário fique congelado por mais tempo do que está, acaba com o nosso plano de carreira, sem reajustes, acaba com o difícil acesso, acaba com o abono permanência e com a participação sindical. O governo vem atacando em vários pontos. ”, informa.

No início de outubro, o CPERS realizou uma manifestação contra as medidas adotadas pelo Governo do Estado. O ato ocorreu na Praça da Matriz, em Porto Alegre, e contou com 40 pessoas ligadas ao 1º Núcleo de Caxias do Sul.

(Ouça as entrevistas no "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais