Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

ONG Construindo Igualdade promove curso gratuito de preparação para o Enem

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Formação oferece 10 vagas para pessoas de baixa renda residentes em Caxias do Sul

Marina Reidel, primeira mulher trans Mestre em Educação pela UFRGS, batiza curso da ONG Construindo Igualdade.
Foto: Divulgação / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em um gesto de solidariedade e comprometimento com a Educação, a ONG Construindo Igualdade, de Caxias do Sul, irá promover um curso de preparação para o Enem para pessoas de baixa renda. As inscrições para o Prepara Enem Profª Marina Reidel já estão abertas. As vagas, contudo, são limitadas para 10 pessoas devido à necessidade de distanciamento, já que as aulas vão ocorrer de forma presencial.

O projeto vai oferecer aulas gratuitas para pessoas de todas as idades que se inscreveram no Enem 2021 e estão em situação de vulnerabilidade financeira, contemplando população LGBTQIA+ e comunidade em geral. Ministradas por professores voluntários, as aulas começam na primeira semana de agosto e seguem até o final de novembro, de segunda a sexta-feira, das19h às 22h, na Sala de Integração da ONG (Rua Miguel Muratore, nº 427, 1º andar, bairro Medianeira). A grade curricular prevê as seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol), Arte, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia.

No total, serão 231 horas de curso, além da disponibilização de materiais de estudo, slides, videoaulas e simulados periódicos. Para participar, é necessário morar em Caxias do Sul e ter renda familiar per capita igual ou inferior a R$ 500 mensais. As inscrições podem ser feitas diretamente com a ONG pelo WhatsApp (54) 99161-3078. A seleção das 10 vagas será feita mediante questionário socioeconômico aplicado por um membro do corpo docente.

Segundo a diretora da ONG Construindo Igualdade, Cléo Araújo, a iniciativa busca contribuir para a diminuição da desigualdade na educação: “Falar do Prepara Enem é lembrar da inclusão social dentro da educação. A educação muda futuros, muda cidades, muda realidades. Esse curso não será somente paras pessoas LGBTs aqui da Casa de Acolhimento, mas também para pessoas que não são LGBTs e que podem estar se inserindo na universidade com uma bolsa por meio do Enem. Então, é um dever nosso enquanto sociedade civil, enquanto população e enquanto pessoas nos organizarmos e ajudar quem precisa”.  Confira a entrevista completa em “Ouvir Notícia”.

A coordenação pedagógica do curso é de responsabilidade da Márcie Vieira. O título do projeto homenageia Marina Reidel, primeira mulher transexual a concluir o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Marina atuou como professora da rede pública e atualmente é diretora de Promoção de Direitos LGBT do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais