Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul contará com biblioteca virtual no segundo semestre

por Isadora Helena Martins

Estudantes e familiares poderão acessar aos títulos por meio de smartphones, tablets e computadores

Foto: Divulgação / EBC

Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e de complementar a formação dos estudantes da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Caxias do Sul assinou o contrato que garantira uma biblioteca virtual gratuita para a comunidade escolar.

O serviço será oferecido pelas empresas Árvore de Livros e Elefante Letrado e o valor aportado pelo Município é de R$ 2.605,920. A implementação e customização do serviço ocorrerão em até 30 dias e a licença de software será pelo período de um ano.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a secretária Municipal da Educação Sandra Negrini, afirmou que o serviço não ficará limitado aos estudantes: “Esse projeto de leitura não é só destinado ao estudante. Como a biblioteca é aberta, o estudante e a família podem acessar os 31 mil títulos, exatamente para que a gente amplie o gosto pela leitura e que a gente possa estar, cada vez mais, aprimorando a aprendizagem, mas, principalmente, a leitura reflexiva e compreensiva” destacou.  

Utilizando-se das novas tecnologias digitais que permitem o acesso e a visualização de conteúdo eletrônico em dispositivos variados, como computadores, notebooks, tablets e smartphones, a plataforma Árvore de Livros possibilita que uma biblioteca digital funcione durante as 24 horas por dia e que os alunos não precisem esperar na fila para pegar um determinado livro. A plataforma também tem dispositivos que permitem que os professores façam um acompanhamento desse hábito de leitura dos estudantes. O espaço contém livros de todas as categorias, literatura e publicações de jornais e revistas. O acervo também estará disponível para todas as faixas etárias de estudantes.

Já, a plataforma de leitura digital Elefante Letrado possui acervo de literatura infantil com variados gêneros textuais de diversos autores. Além disso, permite a gravação da leitura dos estudantes. O acervo deverá ser organizado na plataforma por classificação que atenda aos diferentes níveis de desenvolvimento de alunos do 1º ao 5º ano. A secretária da Educação também afirmou que as plataformas já devem entrar em operação até o início do segundo semestre. Ouça a entrevista completa AQUI.   

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais