Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul receberão internet e uniformes gratuitos neste segundo semestre

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Essa é uma estratégia da Prefeitura para estimular o retorno e a permanência dos estudantes nas escolas

Foto: Divulgação / Agência Brasil

Com o objetivo de estimular o retorno e a permanência dos estudantes nas escolas, a Prefeitura de Caxias do Sul irá disponibilizar, ainda no segundo semestre deste ano, internet gratuita e kits de uniformes. Todos os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da Rede Pública Municipal devem ser contemplados com os uniformes. A internet será fornecida aos alunos da rede, bem como aos professores.

Conforme a secretária municipal da Educação de Caxias do Sul, Sandra Negrini, a internet será disponibilizada a, aproximadamente, 50 mil pessoas. “Será pra todos os estudantes da Rede Municipal, mais os servidores da pasta. Essa internet patrocinada é para fins específicos educacionais. Então, poderão ser acessados por meio dessa internet, todos os aplicativos e as aulas que os profissionais planejam. Ao mesmo tempo, eles (professores) poderão fazer pesquisas voltadas para o planejamento e pra organização das aulas, assim como os estudantes poderão pesquisar em diversos sites para poder fazer esse processo inda mais qualificado de aulas nesse momento pandêmico e também como uma forma de ampliação das possibilidades de aprendizagem”, disse.   

A contratação da internet está prevista, inicialmente, para um ano com um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão. O serviço também foi viabilizado devido à necessidade das escolas e estudantes, no que diz respeito ao acesso às aulas de modelo híbrido. Neste formato, os estudantes vão uma semana para a escola e na outra semana acompanham as aulas de maneira remota por meio das plataformas digitais.

Quanto à aquisição de uniformes, a titular da Smed destaca que, em função da situação econômica e em consequência da pandemia, foi observado a falta de agasalhos e de condições de aquisição em diversas comunidades: “A gente tem visto o quanto tem sido difícil para algumas famílias manterem as crianças na escola e terem uma roupa adequada às condições climáticas. Então, vimos que tinha uma ata aberta, aqui no Estado mesmo, de fornecimento de uniformes escolares. Então, em virtude das questões da pandemia e desse aporte de recursos que tivemos do governo estadual, foi possível adquirir os uniformes, excepcionalmente este ano”.

Assim, os estudantes da rede municipal irão receber uma jaqueta forrada, duas calças, duas camisetas, duas bermudas e dois pares de meias cada um. Não há uma data exata para que a distribuição dos equipamentos inicie uma vez que o processo burocrático, semelhante a um processo licitatório, ainda está em andamento. A secretária da Educação, contudo, afirmou que existe uma projeção de 60 a 90 dias pra a conclusão dos tramites. Confira a entrevista completa em “Ouvir Notícia”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais