Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Garibaldi forma alunos no dialeto talian

por Ivan Sgarabotto

O curso teve o objetivo de capacitar monitores para a língua Talian, por meio de estudos da gramática, pronúncia e literatura

Foto: Melina Casagrande

Depois de quase três meses, Garibaldi tem a oportunidade de formar 32 pessoas no talian. A iniciativa deseja preservar os aspectos históricos e culturais ligados à variedade suprarregional do italiano com características próprias – reconhecida como "Referência Cultural Brasileira" pelo Ministério da Cultura (MinC). A formatura da turma de Garibaldi ocorreu na quinta-feira, 18 de junho, na Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), local onde também ocorreram as aulas.

As aulas foram conduzidas pelo escritor e professor Darcy Loss Luzzatto, que é também o autor do dicionário português-talian, uma das únicas obras disponíveis para consulta ortográfica do idioma de imigração. O curso teve o objetivo de capacitar monitores para a língua Talian, por meio de estudos da gramática, pronúncia e literatura. Luzzato, que também participou das comemorações dos 140 anos da Imigração Italiano na região, acrescentou a importância de preservar o dialeto.

Além do professor, se pronunciaram o diretor acadêmico da Fisul, Roberto Macagnan, que afirmou o interesse da Faculdade em contribuir com ações que visem o desenvolvimento da região e a valorização da cultura local, e a secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero. Ivane lembrou da infância, com a presença do talian,  e salientou a importância do idioma na preservação da cultura, bem como sua influência na gastronomia, arquitetura, festas e nos valores da região.

A realização do curso foi da Associação de Turismo da Serra Gaúcha (Atuaserra), Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (Fisul), Instituto Tarcísio Michelon e Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais