Educadores analisam o papel do erro no processo de aprendizagem
Baixar ÁudioEstudo aponta que falhar 15% das vezes pode aumentar confiança e capacidade de aprendizado mais do que a prevenção de erros
Ninguém gosta de ter seus erros ressaltados - muito pelo contrário, a sociedade é orientada a esconder as falhas e primar pelos acertos e pelas vitórias. Entre os desafios diários que líderes enfrentam à frente de uma equipe, organização ou país, talvez um dos mais difíceis seja aprender a lidar com os próprios erros.
O pesquisador e professor de Harvard, Shawn Achor, desenvolveu um estudo sobre os efeitos dos erros no aprendizado e rendimento das pessoas. Os resultados indicaram que, quando erramos, temos a oportunidade de aprender com nossas falhas e, assim, podemos evitar erros futuros. "Quantos gênios e prêmios Nobel erraram antes de acertar? Precisamos aceitar, sem resistências, que cometer erros faz parte da natureza humana. Aprender a enxergá-los de maneira positiva é o primeiro passo para errar cada vez menos", explica o diretor-geral do Colégio Positivo, Celso Hartmann.
O educador falou ao programa Temática na manhã desta segunda-feira, quando afirmou que se erros se tornam oportunidades de aprendizado, as pessoas se arriscam mais, pensam em novos caminhos, trapaceiam menos e resolvem mistérios que antes não conseguiam.
Confira a entrevista na íntegra.
Comentários