Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Parceria entre Governo do RS e empresa de tecnologia oportuniza 1,3 mil bolsas para curso em cibersegurança

por Isadora Helena Martins

Oportunidade é destinada para jovens do 3º ano do Ensino Médio ou egressos. Interessados devem realizar um curso preparatório até 31 de março para concorrer às bolsas de estudo.

Foto: rawpixel.com/freepik

Oferecer aos jovens a oportunidade de qualificação na área de cibersegurança. Este é o objetivo da parceria do Governo do Rio Grande do Sul com a empresa de tecnologia Cisco do Brasil. Com a oferta de 1,3 mil bolsas de estudo para estudantes de terceiro ano do Ensino Médio, ou já formados, o Estado, juntamente com a Cisco, visa preparar os interessados para um dos segmentos de maior expansão no mercado: a cibersegurança. Profissionais da área são responsáveis pela segurança de sistemas de computador contra o roubo de dados eletrônicos ou danos ao hardware, software e ao funcionamento dos equipamentos.

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do Estado, Hiparcio Stoffel, salientou que, para concorrer às bolsas de estudo que são destinadas para todo o Brasil, os interessados precisam, primeiro, participar do curso preliminar – disponível no espaço do Rio Grande do Sul na plataforma da Cisco Networking Academy.

“Esta primeira etapa precisa ser concluída até 31 de março, para que os estudantes interessados sejam considerados elegíveis a concorrer a essas bolsas. É importante destacar que, após a conclusão dessa etapa, os alunos que concluírem dentro do prazo e tiverem um aproveitamento igual ou superior a 70% passam então pela fase de testes de seleção, que serão feitos também em ambiente on-line.  Serão avaliados nesse teste conhecimentos técnicos, currículo, perfil e habilidades socioemocionais, que serão cruzadas com o desempenho de cada candidato que realizou o curso preliminar. Tudo isso conduzido neste ambiente virtual, em parceria do Estado e Cisco do Brasil”, explicou Stoffel.

A capacitação profissional tem 140 horas de duração, pode ser feita totalmente on-line e prepara para carreiras especializadas em segurança de infraestrutura. Já o curso preliminar, “Fundamentos em Cibersegurança”, tem 30 horas de duração e também é realizado pela internet. Ambas as formações já garantem certificado e um distintivo digital oferecidos pela Cisco.

Poderão concorrer às bolsas do curso profissionalizante os participantes que obtiverem melhor desempenho no curso preliminar, tiverem pelo menos 16 anos e comprovarem estar no 3º ano do Ensino Médio ou já ter concluído. Os ganhadores serão anunciados pela Cisco em abril.

Durante entrevista, Stoffel destacou como a oportunidade pode impulsionar a carreira de muitos jovens: “A temática cibersegurança se insere em um contexto de um mundo digital. Alguns estudos e a própria Cisco estimam que o montante de investimentos em cibersegurança, no mundo, deve girar em torno de US$ 6 trilhões. Então, junto a esse contexto, o Executivo gaúcho firma essa parceria com a Cisco para proporcionar aos gaúchos o acesso a esse curso. Portanto, essa é uma oportunidade de desenvolver habilidades e fortalecer a empregabilidade de jovens em um mercado que vem crescendo muito”.  

Ao final da capacitação profissional, os melhores bolsistas poderão ter acesso a um programa de estágio ou emprego, em posições oferecidas por empresas parceiras do projeto.

No RS, essa formação conta com apoio do Executivo, por meio das secretarias da Educação; de Inovação, Ciência e Tecnologia; e de Planejamento, Governança e Gestão, por meio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP).

Para saber mais acesse plataforma da Cisco Networking Academy.

Ouça a entrevista completa com o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) do Estado, Hiparcio Stoffel, AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais