Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Smed lança chamada pública para interessados na Educação de Jovens e Adultos

por Isadora Helena Martins

Inscrições devem estar feitas entre os dias 17 de novembro e 12 de dezembro

Foto: Divulgação / Agência Brasil

O edital de chamada pública para estudantes interessados em frequentar o ensino fundamental da modalidade Jovens e Adultos foi lançado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Caxias do Sul nesta quarta-feira (17). O objetivo da ação é oportunizar a conclusão da etapa do ensino fundamental e a ampliação dos anos de escolarização da população caxiense.

As inscrições contemplam jovens e adultos que não tiveram acesso ou possibilidade de continuidade de estudos na idade própria. As condições para ingresso incluem ter idade mínima de 18 anos, conforme diretrizes de ingresso aos cursos na modalidade de jovens e adultos, e estar, prioritariamente, inscrito em qualquer Programa Social do Governo Federal ou fazer parte do núcleo familiar do inscrito junto ao Cadastro Único.

As inscrições podem ser feitas até 12 de dezembro diretamente na sede da Secretaria Municipal da Educação, localizada na Rua Borges de Medeiros, 260, Bairro Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h – nas quartas-feiras, o horário de atendimento é das 8h às 21h. Outra forma de inscrição é pelo link https://forms.gle/pQr43Qx5nRTimNys8.

Para a inscrição, é necessário apresentar comprovante atualizado de residência em Caxias do Sul, histórico escolar (se tiver) ou outro documento expedido pela última escola que frequentou, CPF e RG, número do cartão do SUS e Número de Identificação Social (NIS) no caso de recebimento de algum benefício social. Estes mesmos documentos serão necessários para o momento da matrícula.

Junto com o edital, a Prefeitura divulgou as opções de instituições de ensino com oferta da modalidade EJA. Os estudantes poderão optar entre o Serviço Social da Indústria (Sesi), com oferta de quatro dias on-line e uma vez por semana presencial, nos turnos da manhã, tarde ou noite; e nas escolas Dolaimes Stédile Angeli (CAIC) e Caldas Júnior, de forma presencial de segunda a sexta-feira, no turno da noite, das 19h às 22h30; e NEEJA, com dias e horários a serem definidos em conjunto com o estudante.

O encaminhamento dos inscritos para os locais, conforme prevê o edital, será por meio de designação para matrícula. Os resultados serão publicados no Portal da Educação (https://educacao.caxias.rs.gov.br) no dia 17 de dezembro para que as matrículas sejam feitas, no período de 10 a 21 de janeiro, de acordo com os locais de oferta da modalidade de Educação de Jovens e Adultos para o 1º semestre de 2022.

O Município subsidiará o transporte para os estudantes regularmente matriculados e frequentes em 2021 nas escolas que não mais atenderão em 2022. Para isso, é necessário protocolar pedido na Secretaria da Educação após rematrícula. Para os novos matriculados, não haverá auxílio para o transporte ofertado pelo poder público.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais