Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Escolas de Nova Petrópolis desenvolvem atividades sobre drogadição e bullying

por Maria de Fátima Zanandrea

Escolas Augusto Gaedicke e Otto Hoffmann fazem parte do projeto Tosco em Ação

Nova Petrópolis
Foto: Marcelo Moura/Divulgação/CR

As escolas municipais Augusto Guilherme Gaedicke, do bairro Vale Verde, e Otto Hoffmann, localizada no bairro Pousada da Neve, foram as instituições escolhidas para desenvolver as primeiras atividades do “Projeto Tosco em Ação”, lançado em agosto de 2015 pela Secretaria de Educação, Cultura Desporto. O projeto visa o desenvolvimento de ações, com estudantes do 6º ao 9º ano, que tenham como foco a discussão de assuntos como drogadição e bullying, utilizando como base o livro “Tosco”, escrito pelo psicólogo Gilberto Mattje.

Na Escola Augusto Guilherme Gaedicke, quatro professores utilizam as aulas de Ensino Religioso para abordar os temas trazidos no livro “Tosco”, como drogadição e bullying. A atividade envolve estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos da instituição de ensino, totalizando 75 alunos. A intenção dos professores que desenvolvem o “Projeto Tosco em Ação” é criar outras atividades a partir das discussões feitas em sala de aula.

Os estudantes do 7º ano da Escola Otto Hoffmann, orientados por duas professoras de português, iniciaram a leitura do livro “Tosco” em setembro deste ano e criaram trabalhos baseados no conteúdo da obra. Diários e acrósticos foram elaborados e, posteriormente, reunidos em um mural exposto na entrada da escola.

Os 26 alunos da Escola Otto Hoffmann que participam do projeto ainda estão desenvolvendo um jornal sobre o que aprenderam nas atividades. Além dos exercícios em sala de aula, a escola realizou uma palestra com a enfermeira Sueli Mihel, que conversou com os alunos sobre sua experiência, na área da saúde, com alguns dos temas abordados no livro “Tosco”.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Nova Petrópolis lançou o projeto “Tosco em Ação”, dia 24 de agosto desse ano, no auditório da Escola Municipal Otto Hoffmann. A primeira atividade do programa consistiu em reunir um professor e um supervisor de cada Escola Municipal, que seria responsável por desenvolver o trabalho com as séries finais, do 6º ao 9º ano, para a capacitação na aplicação do projeto “Tosco em Ação”.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais