Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Formação em relações étnico-raciais destaca participação negra na construção da ferrovia de Caxias

por Alice Corrêa

Quinto encontro do ano reuniu professores para discutir histórias pouco presentes nos registros escolares e ampliar o debate sobre educação antirracista

Foto: Elisabete Bianchi

A participação da população negra na construção da ferrovia e no desenvolvimento de Caxias do Sul foi tema do quinto encontro de formação sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), realizado nesta sexta-feira (14). A atividade ocorreu na Casa 20 da Estação Férrea e reuniu professores da rede municipal.

A proposta foi resgatar a contribuição da população negra para a construção dos trilhos e para a própria formação do município, destacando histórias que nem sempre aparecem nos registros utilizados pelas escolas. Durante o encontro, os participantes também tiveram contato com referências teóricas e propostas que podem ser aplicadas em sala de aula.

A atividade faz parte de um ciclo de formação iniciado em março, que vem levando os professores a diferentes espaços de Caxias do Sul. A escolha dos locais busca aproximar as discussões da história e da cultura do município e ampliar o olhar sobre a presença de negros, indígenas e migrantes na formação da cidade.

O primeiro encontro do ano foi realizado no Arquivo Histórico Municipal, com a atividade "Embarque na Memória". Na ocasião, os participantes conheceram o projeto "Redescobrindo Acervos", que propõe identificar a presença e também as ausências de diferentes grupos nos documentos que ajudam a contar a história de Caxias.

Já na Fluência Casa Hip Hop, o segundo encontro abordou a pluralidade das comunidades e a autodeclaração dos estudantes. A discussão considerou as categorias utilizadas pelo IBGE e os fatores que podem influenciar a forma como famílias identificam o pertencimento racial ou étnico.

O terceiro encontro ocorreu na Secretaria Municipal da Educação e tratou dos planos de ação relacionados à ERER. Os participantes também foram convidados a observar a própria estrutura da instituição e refletir sobre como a diversidade da cidade está representada nos espaços públicos e educacionais.

A quarta atividade integrou o III Seminário de ERER – "Uma Kizomba de Saberes", realizado na Universidade de Caxias do Sul e no auditório do Colégio São Carlos. O evento reuniu experiências e práticas voltadas à educação antirracista.

A formação de agentes de ERER nas escolas começou a ser estruturada em 2025. A ideia é que os profissionais levem as discussões para as próprias comunidades escolares e auxiliem na identificação de desafios relacionados às relações étnico-raciais, incorporando o tema ao cotidiano pedagógico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais