Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

SESI articula implantação de escola de Ensino Médio profissionalizante, em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Instituição deve ser implantada junto ao Senai Mecatrônica, no bairro Cruzeiro. Não há prazo para início das obras.

Unidade Escola Sesi de Ensino Médio de São Leopoldo.
Foto: Divulgação / SESI-RS

O SESI Caxias do Sul está articulando junto ao Poder Público Municipal e outras entidades a implantação de uma escola de Ensino Médio profissionalizante no município. Na última segunda-feira (13) a Gerente de Operações do SESI, Siandra Wolff Gediel, esteve reunida com o prefeito Flávio Cassina e também com representantes do Senai, Senai Mecatrônica, UCS e Secretaria Municipal da Educação para apresentar o projeto e solicitar celeridade da prefeitura para liberação da obra.

O projeto prevê a construção da escola junto ao prédio do Senai Mecatrônica, localizado no bairro Cruzeiro. A instituição irá disponibilizar 500 vagas direcionadas, prioritariamente, para os filhos dos profissionais da área metalmecânica da cidade.

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Siandra destacou que a Escola SESI trabalha com uma metodologia diferenciada e que oportuniza durante os três anos do Ensino Médio a capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho, além do ensino regular. “Nós já temos cinco unidades instaladas no Rio Grande do Sul. É uma escola com uma proposta totalmente inovadora e busca formar cidadãos participantes, oferecendo aulas com recursos tecnológicos diferenciados. A proposta pedagógica é sóciointeracionista, de uma abordagem interdisciplinar e que contextualiza o mundo do trabalho. O nosso foco dentro da Escola SESI é no desenvolvimento de competências e habilidades para formar alunos com excelência acadêmica”, explicou.

Siandra ainda destacou que um dos objetivos de construir a unidade junto ao SENAI Mecatrônica é oportunizar a formação técnica e profissionalizante aos estudantes: “A organização da metodologia é em turno estendido, possibilitando que todos os alunos desenvolvam projetos relacionados a temas da atualidade, à tecnologia, à ciência e à arte. A partir do segundo e do terceiro ano, os alunos já vão realizar, concomitantemente, o curso de Aprendizagem Industrial Básica do Senai. A totalidade dos nossos três anos do curso é de 4.656 horas, então é uma escola de ensino regular com uma metodologia diferenciada”.

Conforme destacou a Gerente Operacional do SESI, a ideia inicial era começar as obras ainda em 2019 e inaugurar a instituição em 2021. Porém, atrasos nos trâmites burocráticos, o corte de verbas para a entidade, feito pelo Governo Federal, e a situação da pandemia do novo coronavírus atrasaram a execução do projeto. Agora, Siandra afirmou que a entidade vai avaliar o melhor momento para dar início ao empreendimento, que já obteve sinalização positiva do Executivo Municipal, porém, não há prazos para início das obras.

Ouça a entrevista completa AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais