Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

UCS abre inscrições para o curso de Talian

por Pablo Ribeiro

Aulas on-line viabilizam a participação de vários integrantes de uma mesma família no aprendizado da gramática e da cultura dos imigrantes

Foto: Aldo Toniazzo/IMHC UCS/Divulgação

Seguem abertas as inscrições para o Talian in Fameia – La nostra léngoa de ereditá, curso on-line de extensão do Programa UCS Línguas Estrangeiras que começa no mês de maio e segue até outubro. A iniciativa busca a preservação da língua de imigração italiana por meio de ensinamentos gramaticais e culturais, incluindo música e literatura. O projeto conta com o envolvimento de entidades nacionais e regionais conectadas ao tema, a exemplo do Comitê Nacional Gestor da Língua Talian (Contalian), da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), do vice-consulado da Itália em Caxias do Sul e do Comitê dos Italianos no Exterior no RS (Comite-RS).

Manifestação cultural de Caxias do Sul e segunda língua oficial do município, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan como Referência Cultural Brasileira, o Talian é herança cultural também cultivada pela UCS. Ao matricular-se, o aluno ganha o direito de compartilhar as aulas com o seu núcleo familiar. As turmas serão formadas por município e a trajetória formativa contará com três módulos, totalizando 50 horas.

Os encontros semanais em grupo, via Google Meet, terão uma hora de duração, acrescida do período de 30 minutos dedicados ao esclarecimento de dúvidas e complementos por professores, comunicadores e difusores do Talian da região. Ainda, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem da UCS, serão propostas e desenvolvidas tarefas. Ao final do curso, os alunos serão convidados a participar de um Filò Talian (festa típica dos imigrantes com forte participação comunitária) para vivenciar e promover a prática das tradições.

50 anos da Imigração Italiana no RS

Comprometida com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, comemorados em 2025, a UCS já definiu a programação com foco nas festividades. Entre elas, e em parceria com entidades e órgãos públicos como a Prefeitura de Caxias do Sul, organizará ações e eventos para valorizar o fenômeno da imigração italiana no Estado. A Instituição também se encarrega da organização e publicação do Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais