Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Decisão do governo federal provoca cortes de novas bolsas para mestrado e doutorado da UCS

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Comunicado foi enviado à instituição na última quarta-feira (08)

Foto: Divulgação / Claudia Velho

O governo Federal surpreendeu a comunidade acadêmica ao anunciar, na última quarta-feira (08), a suspensão da concessão de novas bolsas de mestrado e doutorado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes), uma das principais entidades de fomento a pesquisas em nível de pós-graduação no Brasil, ligada ao Ministério da Educação (MEC).

Conforme o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Professor Evaldo Kuyava, ainda na quarta-feira, a instituição recebeu um ofício circular da Capes anunciando o cancelamento de novas bolsas para a instituição, fato que segundo ele, prejudicará os trabalhos de pesquisa da UCS, que possui 18 mestrados e 11 doutorados que, atualmente, contam com 213 bolsas do governo Federal.  “É muito importante esse incentivo por parte do governo Federal senão nós vamos sempre reproduzindo conhecimento produzido pelos outros. Isso é dependência. Isso não gera ciência, não gera inovação, tecnologia. Isso mostra também o atraso do Brasil em relação a outros países”, salientou.   

Segundo Kuyava, ainda não se tem um número exato de bolsas que serão cortadas na UCS, entretanto, ele afirma que existe uma preocupação enorme quanto à concessão de novas bolsas para o doutorado.

O reitor da UCS fez uma crítica ao atual governo por não apresentar um projeto nacional de educação. “Isso mostra também todos esses improvisos. Porque que não cortam toda aquela estrutura que tem em Brasília, todos os anexos que são milhões e milhões de gastos em burocracia desnecessária. Porque não se corta em outras áreas que não geram nada para o país a não ser consumir o dinheiro público. O que nos deixa mais indignados são essas coisas, que corta justamente naquilo que é essencial para o país, que são as bolsas de pesquisa onde se gera conhecimento novo e tecnologia”, frisou Kuyava.

Ouça a entrevista completa com o reitor da UCS Evaldo Kuyava no link abaixo da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais