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Projeto de formação de professores na área de literatura e diversidades busca escolas parceiras

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Os livros selecionados abordam questões como bullying, desigualdade social, sexualidade e suicídio, entre outros

Foto: Divulgação

O projeto “Trilhando Diversidades na Sala de Aula”, que busca contribuir para atividades didáticas das áreas de Linguagens (Língua Portuguesa e Literatura), está captando escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio caxienses para receberem a formação para professores proposta pelo projeto.

A iniciativa atuará por meio da formação de professores a partir de videoaulas e entrega de e-book com roteiro de exercícios sobre 4 obras literárias de autores gaúchos. Os livros selecionados abordam questões relacionadas a relações familiares, infância e adolescência, memória, identidade, religião, dramas escolares, dependência química, bullying, desigualdade social, sexualidade, suicídio, solidão, envelhecimento, entre outras temáticas.

Após adesão ao projeto, as escolas poderão aplicar as videoaulas e utilizar o e-book em qualquer momento, visto que o projeto é atemporal e se dá de forma contínua aos docentes interessados.

A professora Francine Iris Tadiello, coordenadora do projeto, concedeu entrevista sobre o assunto ao programa Temática na manhã desta terça-feira. Segundo ela, "a literatura é instrumento para a desnaturalização de preconceitos estruturais e a equalização de direitos. As atividades propostas para a formação visam ao direito às existências na forma em que se apresentam. Os modos de vida precisam ter escuta e espaço na sala de aula, eliminando-se, assim, todas as formas de exclusão", afirmou ela.

Confira a entrevista na íntegra.

A saber: As escolas públicas caxienses interessadas em aderir ao projeto para capacitar seus professores podem entrar em contato pelo @trilhandodiversidades no Instagram ou pelo e-mail [email protected]

O projeto é executado por meio do Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc n.º 14.017/20.

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