Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Caxias tem projeto de recuperação de aprendizagem para estudantes da rede municipal afetados pela pandemia

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Projeto Ver Verão é idealizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) e vai ajudar cerca de 900 alunos neste mês até fevereiro

Foto: Divulgação/Juliane Ribas

Caxias do Sul está com um programa de recuperação de aprendizagem para os estudantes da rede municipal, impactados pela pandemia da Covid-19. Iniciado neste mês, o programa Ver Verão realiza um processo de melhoria nos estudos de alunos acompanhados pelo Avalia Caxias, uma ação da Secretaria Municipal da Educação (Smed) que apontou as necessidades e defasagens no ensino das escolas em 2021.

A partir dos resultados desta avaliação foi disponibilizado às instituições de ensino o Ver Verão. A Smed aponta que 14 escolas participam da iniciativa, auxiliando 828 estudantes do 2º ao 9º ano que vão deixar as férias escolares para recuperarem o aprendizado perdido. Estão sendo utilizados professores que atuam neste período. Segundo a titular da pasta da Educação, Sandra Negrini, uma das instituições vai atender em tempo integral, que é a Dezenove de Abril. Pela manhã serão disponibilizadas tarefas pedagógicas, focadas em disciplinas de maior dificuldade dos alunos. Pela tarde, as crianças e adolescentes almoçam na escola e terão acesso a atividades diversas.

Segundo a pasta, o projeto pode ser desenvolvido seguindo três frentes: realçado na alfabetização das crianças (direcionado aos três primeiros anos); nos anos iniciais (quarto e quinto anos); e nos finais (sexto ao nono anos).

Sandra conta quais são as principais dificuldades dos alunos. As turmas que passaram do 2º e vão para o 3º ano estão atrasadas em relação à leitura, necessitando trabalhar o letramento, que seria ler textos mais longos, interpretar texto e enunciar palavras com sílabas mais complexas. Nos anos finais o problema estaria em questões ligadas à matemática, como fração e geometria.

Algumas escolas iniciaram as atividades nesta semana, outras vão começar na próxima semana. O projeto Ver Verão segue até fevereiro.

Conheça as escolas que participam do programa:

- Presidente Castelo Branco

- Manoel Pereira dos Santos

- Professora Ester Benvenutti

- Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti

- Presidente Tancredo de Almeida Neves

- Renato João Cesar

- Governador Roberto Silveira

- Prefeito Luciano Corsetti

- Abramo Pezzi

- Sete de Setembro

- Jardelino Ramos

- Dezenove de Abril

- Professora Leonor Rosa

- Fermino Ferronat

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais