Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Estudo do Procon de Caxias do Sul atenta para preços dos materiais escolares

por Daniel Lucas Rodrigues

Em janeiro, instituição visitou quatro livrarias da cidade para fazer a comparação de custos

Foto: Divulgação/Procon

Uma pesquisa do Procon de Caxias do Sul realizada em janeiro mostrou diferenças consideráveis nos preços dos materiais escolares. Foram visitadas quatro livrarias, localizadas no Centro, que apresentaram distintos custos no apontador de lápis, por exemplo. Em um mesmo local, o modelo simples custa R$ 0,40, enquanto um colorido ou decorado chega a R$ 23,50.

Segundo o coordenador da instituição, Jair Zauza, houve a análise de 15 itens. Destes, os cadernos de capa dura de 200 folhas, com 10%, e estojos, com 12,53%. Os materiais restantes tiveram aumentos, chegando a 56,8% na tesoura sem ponta. Ele acredita que é necessário os pais ou responsáveis analisarem aproximadamente três livrarias para comparação de preços.

Outras dicas são: nem sempre o material mais sofisticado é o de melhor qualidade ou o mais adequado. Evite comprar materiais com personagens, porque geralmente os preços são mais elevados; antes de ir às compras, verificar quais produtos da lista sobraram do ano letivo passado para evitar compras desnecessárias; e o álcool líquido ou em gel é um item proibido como exigência, mas não impede que os pais comprem se quiserem.

Em caso de dúvida, o Procon atende pelo telefone 151 ou WhatsApp (54) 9 9929-8190.

Confira AQUI a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais