Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

SIMECS sedia encontro do Grupo de Estudos Técnicos do Sistema FIERGS

por Ivan Sgarabotto

Entre os temas abordados, estiveram em destaque a Reforma Trabalhista e a Terceirização, matéria recentemente aprovada pelo Congresso Nacional

Foto: Moacir Brehn

Coordenado pelo engenheiro José Paulo Grings, o Grupo de Estudos Técnicos - GEST, que integra o Conselho de Relações do Trabalho e Previdência Social (Contrab) do Sistema FIERGS, esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 27, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS.

Os encontros do GEST que normalmente são realizados na sede da FIERGS, em Porto Alegre, desta vez ocorreu Caxias do Sul chegando à sua 35ª reunião. O evento foi aberto pelo presidente do SIMECS, Reomar Slaviero. Além do diretor executivo do SIMECS, Odacir Conte, que representa a entidade nas reuniões do Contrab, em Porto Alegre, participaram também do encontro em Caxias, os integrantes da Comissão de Relações do Trabalho do Sindicato.

Entre os temas abordados, estiveram em destaque a Reforma Trabalhista e a Terceirização, matéria recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e que libera o trabalho terceirizado em todas as atividades das empresas e várias atividades do Estado. Antes do projeto, a Justiça do Trabalho só permitia a terceirização em atividades secundárias – conhecidas como atividades-meio, que não são o principal negócio de uma companhia.

O Contrab constitui um fórum de excelência no trato das relações de trabalho, analisando, orientando e defendendo os interesses empresariais, apoiando os sindicatos e a atividade industrial. Atua visando a excelência da indústria gaúcha e o cumprimento da sua responsabilidade social, através da promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.  Mantém uma estrutura adequada e qualificada que lhe permite ser um fórum representativo, responsável pela interlocução com os sindicatos de indústrias e por uma relação efetiva com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e demais Federações, buscando a troca de experiências e a unidade de ação. O Contrab conta com um corpo técnico formado por especialistas em relações do trabalho, capaz de tratar das questões específicas de forma proativa e eficiente, organizando-se em Grupos Técnicos a fim de otimizar sua atuação.

O GEST é composto por advogados trabalhistas de empresas e de sindicatos de indústrias. Constituído com o objetivo de orientar e subsidiar o Contrab no que diz respeito à legislação e às relações de trabalho, o GEST acompanha a evolução das relações trabalhistas (analisando proposições legislativas e interpretando a legislação posta) e pondera a necessidade de ações políticas, institucionais e jurídicas, e de orientação e disseminação de informações.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais