Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
Música e Informação
20:00:00
 
 

Prefeitura caxiense aguarda retorno do governador para reabrir comércio e restaurantes na bandeira vermelha

por Daniel Lucas Rodrigues

Informação é do prefeito Flávio Cassina (PTB), realizada nesta segunda-feira (27/07)

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A região da Serra Gaúcha permaneceu na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual. A decisão saiu nesta segunda-feira (27/07), após a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) ter o recurso novamente negado pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Em um comunicado, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), afirma que a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) trabalha paralelamente em um documento que fornece mais autonomia aos prefeitos quanto à decisão das políticas de distanciamento social nas suas localidades.

Segundo ele, o arquivo foi encaminhado para Leite e apenas aguarda a aprovação. A ideia é que os líderes dos executivos municipais tenham um poder de decisão referente à reabertura ou não de ramos econômicos durante a vigência das bandeiras, independente da cor.

“Temos um documento enviado ao governador, por meio de todos os municípios da nossa região, pedindo que houvesse a possibilidade de flexibilização em alguns setores. Pedimos que, mesmo em bandeira vermelha, consigamos adotar critérios da bandeira laranja. Nesse primeiro momento, estamos trabalhando para reabertura do comércio e dos restaurantes.”, detalha Cassina.

Segundo ele, os prefeitos esperam ainda nesta semana a resposta para a Famurs. A partir de um retorno positivo, o prefeito lançará um decreto permitindo a retomada de algumas atividades na cidade.

“De imediato, reabriremos o comércio, como se estivéssemos em bandeira laranja, e os restaurantes, com algumas restrições de público e de espaçamento. Acho que dá para fazer isso.”, afirma o líder do Executivo Municipal.

Caxias do Sul ficará por uma semana na bandeira vermelha. No município, também há decretos municipais que estão em vigor, como o que proíbe a entrada de grupos nos estabelecimentos comerciais, uso obrigatório de máscaras e fechamento de praças e parques nos finais de semana.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio São Francisco

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais